Hoje arranca a fase de propostas para o PDM

0
108
Revisão PDM Maia

O processo participativo da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal da Maia encontra-se em desenvolvimento. O passo seguinte é o terceiro, destinado à apresentação de propostas dos cidadãos.


Dando continuidade ao trabalho realizado nos últimos meses, onde foi realizado um diagnóstico prospetivo colaborativo sobre o território maiato, realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 16, pelas 20h30, no hall da Torre do Lidador, a inauguração de uma exposição com o resultado da fase 2 – Diagnóstico do Processo participativo.


De seguida, a partir das 21h00, os presentes serão convidados a assistir, no salão nobre da Câmara Municipal, a uma sessão pública de apresentação dos resultados da etapa 2, de Diagnóstico, bem como a metodologia da Fase 3 – Propostas.


Nesta sessão as pessoas serão incentivadas a apresentar propostas coletivas para o território desenvolvidas pelos cidadãos e algumas delas serão testadas através de um conjunto de ações experimentais.


Recorde-se que o processo participativo contempla quatro etapas.
A fase 1 consistiu na definição das expectativas com a revisão do PDM e correspondeu a sessões com decisores do município, das juntas de freguesia, com técnicos municipais e a uma apresentação pública do processo de revisão e reflexão “pensar o futuro das terras da Maia”.


A Fase 2 foi o Diagnóstico; sendo a 3 – Proposta dos cidadãos e 4 – Proposta do Plano. Estas fases baseiam-se, sobretudo, em três rondas de visitas a cada uma das dez freguesias do concelho.