João Torres satisfeito com participação de estudantes no Parlamento dos Jovens

0
225
- Publicidade -

O deputado maiato João Torres tem estado a acompanhar de perto as sessões do parlamento dos jovens e foi o deputado indicado pela Assembleia da República para acompanhar a sessão distrital para o Ensino Secundário.

A sessão distrital do Porto para o Ensino Secundário teve lugar no dia 13 de março, no auditório do Venepor, na Maia, tratando-se de mais uma iniciativa que visa aproximar a realidade parlamentar dos estudantes e cidadãos eleitores do futuro.
 
Após ter participado em sete sessões escolares no presente ano letivo, nos concelhos de Ovar, Paredes, Vila do Conde, Penafiel, Marco de Canaveses e Maia, João Torres ficou responsável por receber 100 estudantes de mais de 40 escolas secundárias do distrito. “É muito interessante ver jovens tão interessados em assuntos que parecem muito densos e distantes do quotidiano como é o caso da Constituição”, afirmou o deputado socialista. “Mas a verdade é que são muito assertivos nas questões colocadas”, acrescentou.
 
Já em Janeiro, João Torres, que é vice-presidente do Grupo parlamentar do PS, participou na sessão escolar da Escola Básica Dr. Vieira de Carvalho, na freguesia de Moreira da Maia. Nessa ocasião, o deputado maiato sublinhou os laços de afeto e proximidade que o unem ao concelho da Maia, de onde é natural e onde sempre residiu.

O programa ‘Parlamento dos Jovens’ é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
 
Constituem objetivos do programa, em traços gerais, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa de ideias e sublinhar a importância do contributo de todos os cidadãos para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro individual e coletivo.

 
Este ano, o tema do ‘Parlamento dos Jovens’ proposto aos seus participantes foi a Constituição da República Portuguesa, na perspetiva de melhor dar a conhecer este texto fundamental e proporcionar uma reflexão esclarecida sobre os direitos nele consagrado.

Na sessão distrital para o Ensino Secundário do ‘Parlamento dos Jovens’ participaram três escolas maiatas: a Escola Secundária da Maia, o Colégio Novo da Maia e o Instituto de Educação e Desenvolvimento INED.
 
A sessão nacional do parlamento dos jovens para o ensino secundário irá decorrer dias 8 e 9 de maio, para a qual já foi eleita (dia 27 de março) a Mesa que irá reger os trabalhos: Sara Santos (Aveiro) é a presidente; Marta Inácio (Portalegre) é vice presidente; Miguel Parente (Porto) e Inês Português (Beja) são os secretários da Mesa.

Angélica Santos

- Publicidade -