Jovens Deputados no “Parlamento da Maia”

0
145

Os jovens das escolas do concelho da Maia assumiram, mais um vez, o papel de deputados no ‘’Parlamento da Maia’. Esta foi a iniciativa que abriu as comemorações do 25 de Abril, hoje de manhã, no Fórum da Maia.

Durante a sessão parlamentar simulada, onde os jovens maiatos, eleitos nas escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do concelho, tiveram a oportunidade de interpelar o governo local, debater e votar propostas, a propósito do tema escolhido para 2009 "Ano Europeu da Criatividade e Inovação".

Um verdadeiro exercício de cidadania, considera o presidente Bragança Fernandes.

[audio: BF_PARLAMENTO.mp3]

Os jovens deputados tiveram ainda a oportunidade de ouvir uma comunicação do General Garcia dos Santos, um dos militares que teve um papel de grande relevo, quer no golpe militar do 25 de Abril.

Questionado pelos jovens sobre se a revolução pela qual lutou é a mesma que se vive hoje em dia, o general disse acreditar numa democracia que ainda tem pernas para andar.

[audio:GENERAL.mp3]

Garcia dos Santos afirmou ainda ter um grande orgulho de ser português e pediu aos jovens para nunca perderam esse mesmo orgulho.

E no final, à saída, uma das jovens deputadas partilhava com uma colega: “Cada vez gosto mais disto”.

Isabel Fernandes Moreira