JSD assinalou Dia da Europa com debate online

0
259

A JSD Maia organizou o ‘Maia Talks Live’ transmitido no Facebook para assinalar Dia da Europa (9 de maio). João Casaca, historiador e presidente do CDS-PP Sesimbra, e Fausto Matos, assessor no Parlamento Europeu, foram os convidados desta sessão.

No passado sábado, 9 de maio, a Juventude Social Democrata da Maia organizou a terceira edição das inéditas ‘Maia Talks’, um espaço de debate e diálogo que privilegia o pensamento crítico e a liberdade de expressão dos convidados sobre diferentes temas de interesse para os jovens e para a comunidade maiata.

Nesta ‘Maia Talks’, os jovens social-democratas decidiram assinalar os 75 anos do fim da II Guerra Mundial e celebrar o Dia da Europa – que se festeja por todo o continente no dia 9 de maio – propondo “num registo informal, recordar o passado, analisar o presente e perspetivar o futuro da Europa”, explicou Bruno Bessa, presidente da JSD Maia.

A abordar questões como a influência da II Guerra Mundial na construção do projeto europeu, o impacto político, económico e social da adesão de Portugal à CEE, a crescente representação de “eurocéticos no Parlamento Europeu” e a resposta da União Europeia à COVID-19, estiveram João Casaca, historiador e presidente da comissão política do CDS-PP de Sesimbra, e também Fausto Matos, assessor no Parlamento Europeu desde 2014 e que participou na conversa diretamente de Bruxelas.

A conversa online, que já conta com praticamente 4000 visualizações, foi moderada pelo presidente da JSD Maia, Bruno Bessa, e pelo secretário-geral, Daniel Silva, tendo-se prolongado por duas horas e meia.

Para Daniel Silva, “a crise em que vivemos faz com que as palavras de Schuman – quando se referia à necessidade de uma solidariedade de facto entre os países europeus – estejam repletas de significado. Por isso, a JSD Maia entendeu que devia dar o seu contributo para o reforço do espírito de solidariedade e sentimento europeísta, trazendo o tema da Europa para a agenda política.”

Recorde-se que todos os anos, no Dia da Europa, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». 

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.