JSD da Maia apresenta ideias ao vereador da Juventude e Desporto

4
128

A Comissão Política Concelhia da Maia da JSD reuniu, esta quarta-feira à noite, com o vereador da Juventude e do Desporto, Hernâni Ribeiro, para lhe apresentar propostas da estrutura para as suas áreas. As ideias fazem parte de um documento elaborado na altura das eleições autárquicas sobre o Projecto Autárquico Jovem.

Na área do desporto, conta o presidente da estrutura, Dionísio Mendonça, apresentaram como propostas ao vereador a promoção e dinamização de novas modalidades no concelho. “Apesar do concelho ser já a Capital do Desporto, entendemos que há novas modalidades que seria importante desenvolver”, justifica. Como exemplo, apontou o golfe, o rugby e o triatlo, esta última “em crescimento e que faz todo o sentido pela quantidade de infra-estruturas que o concelho dispõe e existem pessoas interessadas”.

Outra das propostas passa pela elaboração de uma campanha publicitária utilizando a imagem dos atletas de elite do concelho, “aqueles que se formaram nas colectividades da Maia e que, neste momento, têm “uma visibilidade e notoriedade muito grande”. “É importante usar esses exemplos porque os jovens usam muito os exemplos do desporto não como ídolos mas como referências para a promoção de um estilo de vida saudável”, justifica Dionísio Mendonça. Ainda no desporto, a JSD vê como necessária a construção de um pavilhão multiusos.

A integração dos jovens maiatos das escolas da Maia foi outra das preocupações apontadas pela JSD. “O concelho é um concelho com bastantes diferenças e seria importante integrar todos os jovens”, afirma. E para isso a estrutura propôs a organização de um baile de finalistas conjunto, numa organização do pelouro. “Iria permitir uma cerimónia digna e seria muito mais interessante com todos os jovens”. Um encontro anual de escolas do concelho e a criação de um mercado de troca de material escolar foram outras das propostas apresentadas ao vereador.

O vereador ouviu “com agrado” as propostas da JSD, que considera “interessantes e com algum cabimento”. “Parte delas já eram uma preocupação do município e já estávamos a desenvolver matéria nesses assuntos, outras acolhemos e vamos agora estudar a sua exequibilidade e caso seja possível, vamos implementá-las”.

Mas acima de tudo, Hernâni Ribeiro destaca a abertura que quer ele quer a sua equipa têm para discutir com as associações e com as instituições do concelho com o objectivo de desenvolverem “sempre” um trabalho melhor em prol dos munícipes.

Por isso, diz-se também disponível para reunir com todas as estruturas de juventude partidárias. “Estamos disponíveis para escutar e discutir e sempre que o que nos for sugerido ou apresentado for bom para o concelho não temos problema nenhum em passar à acção”. Até agora, garante, nunca foi contactado pelas outras juventudes partidárias nesse sentido. Mas se for contactado, “terei essa disponibilidade”.

Das propostas apresentadas pela JSD, o vereador destaca, na área do desporto, a possibilidade de fazer uma campanha publicitária de promoção e apela à prática desportiva utilizando atletas que se têm destacado nas mais diversas modalidades. No âmbito da juventude, Hernâni Ribeiro salienta um projecto de troca de livros e manuais escolares e a realização de um baile de finalistas dos alunos do 12º ano do concelho, que agrupasse todas as escolas num só sítio. “Penso que algumas escolas já o fazem mas, se calhar, o pelouro concentrando talvez pudesse fazer um evento mais relevante com o baile de finalistas”, afirmou.

Isabel Fernandes Moreira

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Pois bem, voltemos ao início a JS Maia está preocupada com esta questão social que afecta 800 familias há décadas, a JSD Maia, por sua vez, está preocupada com “bailes de finalistas” e em desenvolver acti…. […]

  2. quote: “(…)faz todo o sentido pela quantidade de infra-estruturas que o concelho dispõe (…) a JSD vê como necessária a construção de um pavilhão multiusos. ”

    Há aqui qualquer coisa de errado neste raciocínio!

  3. As propostas da JSD são, no mínimo,caricatas.
    Uma organização partidária da juventude com
    estas ideias velhas e gastas? Com a concordância
    de um Vereador da Juventude?
    Tudo isto não augura nada de bom para um concelho onde seja desejável , pelo menos, acompanhar o que de novo vai acontecendo.
    Em que século vive a JSD da Maia?

  4. As preocupações apresentadas ao vereador da Juventude pela JSD são,de facto, caricatas. A sintonia que parece existir com os propósitos
    do referido vereador são de modo a não se esperar
    algo de bom para a Maia. Apoios a modalidades desportivas como o golfe e bailes de finalistas a
    nível concelhio? Em que tempos vive este organismo de juventude partidária? Que ideias
    tem este jovem membro da Câmara Municipal da Maia?

Comments are closed.