JSD debateu a influência social-democrata no desenvolvimento do país

0
199

A JSD Maia organizou mais uma edição das conversas online ‘Maia Talks’, um espaço de debate e diálogo – em contexto online.

Nesta conversa os jovens social-democratas propuseram-se a discutir a influência do PSD e da social-democracia no desenvolvimento de Portugal, procurando para isso realizar um contexto histórico e evolutivo do PSD desde a sua fundação até à atualidade.

Esta reflexão teve como convidado especial Nuno Matias, vereador na Câmara Municipal de Almada com os pelouros do Ambiente, Energia e Espaços Verdes, conselheiro nacional do PSD, vice-presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro e presidente do PSD Almada.

Nuno Matias destacou “a importância da JSD para a formação das novas gerações e também para defender o legado da social democracia em Portugal”.

Afirmou ainda que “o PSD e a sua visão da social-democracia têm feito a diferença em Portugal”, relembrando que embora a social-democracia não tenha nascido com o PSD “a sua visão da social-democracia e a forma de interpretar esses valores foi sem dúvida algo que nos diferenciou”.

Quando confrontado com as diferenças entre os dois maiores partidos do espectro partidário foi perentório em afirmar que “para o PS o centro está no Estado, enquanto que para o PSD o centro está nas pessoas”, destacando o papel personalista do PSD por contraponto a um modelo mais focado no Estado.

Esta conversa dos jotinhas laranja contou ainda com os testemunhos de dois militantes históricos do PSD – Rosa Maria Torres e Manuel António Ferreira – que tiveram a oportunidade de contar na primeira pessoa algumas das suas vivências nos tempos que se seguiram imediatamente à fundação do partido, bem como refletir sobre o futuro da social-democracia em Portugal.

Numa segunda parte o tempo foi destinado às perguntas daqueles que acompanhavam a conversa pelas redes sociais, tendo a moderação ficado a cargo de Marco Santos, vice-presidente da JSD Maia.

Esta Maia Talks foi transmitida em direto na página de Facebook da JSD Maia e pode ser visualizada a qualquer altura por quem tenha interesse no assunto.