JSD foi conhecer de perto Re-food Maia Centro e começou uma campanha

0
271
JSD foi conhecer de perto Re-food Maia Centro
JSD visitou Refood Maia Centro

A Juventude Social Democrata (JSD) da Maia reuniu, no dia 3 de janeiro, com a coordenação da Refood Maia-Centro.

O encontro decorreu no centro operacional da instituição, na freguesia da Cidade da Maia, tendo os jovens aproveitado para conhecer melhor o funcionamento de uma equipa de voluntários que se dedica ao aproveitamento de refeições, que de outra forma iriam parar ao lixo.

Os jovens social-democratas referem que com esta reunião e visita puderam apresentar-se a esta organização “eco humanitária”, conhecer a história, o funcionamento e a organização da Refood, bem como os seus principais eixos de atuação e as carências existentes na geografia onde atua.

Ângelo Soares, coordenador do núcleo da Refood Maia Centro, afirmou que “há uma grande satisfação com o trabalho até agora desenvolvido e com o crescimento da organização. Quando começámos apoiávamos seis famílias, hoje, conseguimos ajudar cerca de 27 agregados familiares”.

Quando questionado sobre o grande objetivo para o futuro disse: “O nosso objetivo é fechar por falta de beneficiários. Era um bom sinal para a comunidade”.

A Refood é uma organização de atuação micro-local, criada para reaproveitar excedentes alimentares e realimentar quem mais precisa. O núcleo da Maia iniciou a sua atividade no dia 15 de fevereiro de 2016, recolhendo excedentes alimentares que foram distribuídos às primeiras seis famílias, no dia seguinte.

O núcleo da Refood Maia Centro tem neste momento cerca de 350 voluntários ativos, podendo qualquer cidadão registar-se como voluntário através do Facebook da Refood Maia Centro, bastando disponibilizar duas horas por semana para ajudar os outros.

No final da reunião, por sugestão do presidente da JSD Maia, Bruno Bessa, surgiu a ideia desta estrutura de jovens organizar uma recolha de bens acessórios, que são fundamentais para o dia-a-dia desta organização e dos quais existe alguma carência.

Campanha de recolha de bens já decorre

Os jovens social-democratas lançaram de imediato esta campanha de recolha de bens, que perdurará até ao dia 14 de fevereiro.
As pessoas podem entregar bens acessórios, tais como: utensílios de cozinha; luvas descartáveis; rolos de papel de cozinha; sacos de plástico; toucas de restauração; sacos térmicos; equipamentos e produtos de limpeza; alimentados enlatados.

A entrega dos materiais poderá ser realizada na sede do PSD/JSD Maia, mediante contacto prévio pelos contactos: 912460805 ou 917541896. Todo o material recolhido será entregue à Refood Maia Centro em data a combinar.