Junta Metropolitana do Porto recebe verbas

0
160

Até ao final de Março, o Governo transfere as verbas a que tem direito a Junta Metropolitana do Porto (JMP).

A garantia foi deixada hoje à agência Lusa pelo secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita. No mesmo dia em que o presidente da JMP, Rui Rio, acusou o Governo de tentar travar o funcionamento da estrutura por não ter transferido o montante em causa. Diz o também autarca que é quase um milhão de euros. O valor é contestado pelo secretário de Estado. Eduardo Cabrita diz tratar-se apenas de 600 mil euros.

Rui Rio voltou também a falar do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Disse o presidente da JMP que a gestão autonómia pode evitar que a estrutura fique "ao serviço do financiamento de um novo aeroporto de Lisboa", em Alcochete.

Ainda assim, Rui Rio disse concordar que a empresa ANA – Aeroportos e Navegação Aérea tem gerido "bem" o Aeroporto do Porto.

Para debater a proposta para a gestão autónoma do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a Junta Metropolitana tem já agendadas sessões de esclarecimento nos vários distritos do Norte do país. A primeira está marcada para 19 de Março, em Bragança, seguindo-se Vila Real no dia 25 e, em Abril, Ponte de Lima.

Nestes encontros deverão ser recolhidas mais assinaturas para juntar às cerca de 3500 que integram já o abaixo-assinado disponível na Internet.

MC