Juros de 12 anos de IMI rendem 1 milhão de euros para município da Maia

0
241
IMI casa
imagem de arquivo
- Publicidade -

O Governo vai transferir para as câmaras municipais 78,7 milhões de euros em juros de mora relativos aos últimos 12 anos de pagamentos de IMI e IMT. Esse dinheiro estava retido na Autoridade Tributária.

Depois de vários anos a amealhar o produto dos juros de mora relativos a atrasos no pagamento dos impostos municipais sobre Imóveis (IMI) e sobre a Transferência Onerosa de Imóveis (IMT), a Autoridade Tributária vai transferir essas receitas para as câmaras, noticia o Jornal de Negócios online.

De acordo com o Governo, se os impostos são municipais, os juros de mora relativos ao seu pagamento também são receitas municipais, pelo que as câmaras vão agora receber essas verbas.

Os valores que cada município irá receber já foi também divulgado. Assim, a Câmara da Maia vai encaixar mais de 1 milhão de euros com esta medida, mais concretamente, 1.121.888 euros.

As câmaras que vão poder somar o valor mais elevado às suas receitas, são aquelas em que o mercado imobiliário exibe mais vitalidade, sendo Lisboa a que mais beneficiará, com uma receita superior a seis milhões de euros. No caso da Maia, a autarquia situa-se entre as 20 câmaras que mais irão receber.

O município que menos receberá será o do Corvo, que encaixará apenas 125 euros e 43 cêntimos na receita.

- Publicidade -