Juventude Popular da Maia debate regionalização

0
151

A Juventude Popular da Maia realiza esta sexta-feira, pelas 21h00, um debate subordinado ao tema "Regionalização – Perspectivas e Desafios". O debate, a realizar na Casa do Alto, em Pedrouços, contará com a participação de João Pinho de Almeida, deputado do CDS/PP eleito pelo círculo do Porto, de António Tavares, director do TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, e de Garcia Pereira, dirigente do PCTP/MRPP.

Em comunicado a JP maiata lembra que, apesar de adiada, a reforma administrativa e a respectiva criação das regiões “nunca deixou de suscitar interesse  por parte de vozes conhecidas dos vários partidos políticos e dos já conhecidos movimentos pró-regionalização”. A Juventude Popular da Maia entende que muitos aspectos deste tema “têm ficado pouco fundamentados” acabando por no fim de cada discussão se intensificar apenas a tradicional luta entre o ‘sim’ e o ‘não’.

O debate, dizem, quer ir mais além que e entender qual o modelo geográfico estrategicamente mais benéfico, como ficarão as relações entre o poder local e o  poder estatal, os graus de autonomia fiscal, económica, jurídica e política que podemos ambicionar, qual a possibilidade de redução das assimetrias populacionais e económicas ou a dicotomia cooperação/competição entre as regiões.