LIVRE Porto organizou conversa e criou o movimento “Problemas da Minha Cidade”

0
129

 
No dia 6, realizou-se a primeira Conversa LIVRE de 2021, sobre Eleições Autárquicas. A conversa foi organizada pelo Grupo de Coordenação Local do LIVRE Porto e contou com a participação de membros, apoiantes e sociedade civil.
 
A Ordem de Trabalhos foi subordinada a dois temas principais: a explicitação do procedimento de eleições primárias dentro do partido e posterior debate sobre os principais problemas sentidos no distrito do Porto.
 

«O LIVRE assume um compromisso estreito com o reforço e proteção da democracia e, como tal, permite que qualquer pessoa participe na seleção dos candidatos pelo partido. 
A política partidária mostra-se frequentemente fechada à participação da população, o que afeta diretamente a qualidade da democracia. Ao mesmo tempo, dificulta-se a participação política dos cidadãos que não pretendam integrar um partido.
Através do procedimento de eleições primárias abertas, procuramos combater estes desafios», refere o partido em nota de imprensa.
 
O partido encontra-se já a trabalhar na estratégia e programa gerais para as eleições autárquicas, a decorrer entre setembro e outubro de 2021. O programa será posteriormente adaptado às diferentes autarquias. 
O LIVRE irá concorrer a diferentes autarquias pelo território nacional, de forma independente, ou em coligação com outras forças democráticas e progressistas. 
 
O processo de primárias ocorrerá entre março e abril, podendo concorrer ou eleger qualquer pessoa, desde que subscritora dos princípios e valores do LIVRE. 
 
Auscultação da população
O LIVRE Porto criou o movimento “Problemas da Minha Cidade”, no Twitter. Através deste exercício, teve por objetivo recolher as principais preocupações dos cidadãos relativamente à cidade ou distrito do Porto. 
Os contributos cruzaram diversas áreas, desde a Mobilidade e Acessibilidade à Ecologia. 
 
Esta recolha mostrou-se fulcral, solidificando o compromisso com a aproximação da população do distrito e fomentando a participação cívica.