Livro “Blogue Clube dos Pensadores” é apresentado por Alberto João Jardim

0
181

O livro “Blogue Clube dos Pensadores” é apresentado no dia 11, em Vila Nova de Gaia, por Alberto João Jardim. O livro reúne reflexões do fundador do clube, Joaquim Jorge, feitas ao longo do primeiro ano da segunda legislatura de José Sócrates. É apresentado como sendo “uma aguda reflexão do que se passou desde Setembro de 2009 a Julho de 2010”.

Joaquim Jorge diz que “parece mais uma saga”. O primeiro livro que lançou aborda a história do clube e o segundo surge como uma intervenção cívica, acentua. Lamenta que o livro não recue mais no tempo mas admite que se o fizesse corria o risco de se tornar “fastidioso”. “É uma crítica, não só a Sócrates mas também à oposição, porque durante muito tempo o PSD não existiu a nível nacional”, assinala. “Acho que a política é uma coisa nobre, simplesmente em Portugal os actores da política não são grande coisa, e é uma pena. A política é mal frequentada”, realça Joaquim Jorge, não sem algum desalento.

A obra reúne um conjunto de publicações efectuadas no blogue, que surgiu em 2006, em Janeiro. Cerca de dois meses depois surgiram os debates do Clube dos Pensadores, num exercício de reflexão e debate político, que contou com a presença de figuras ilustres do panorama político e social nacional.
Depois de um primeiro ciclo na Maia e uma breve passagem por Matosinhos, o clube assentou em Vila Nova de Gaia, de onde apenas saiu para uma sessão especial em Lisboa. Nunca mais regressou à Maia.

Há muito Joaquim Jorge lamenta não ser mais ‘aproveitado’ no concelho, lembrando que tem com ele fortes ligações, tendo vivido na Maia durante dez anos. Diz que é um concelho “fechado, que não se abre, onde não querem partilhar um pouco do palco”. Curiosamente, esta semana participou num debate na Maia mas a convite da JSD de Matosinhos. Pede, no entanto, para sublinhar que não se está a oferecer para nada.

Para já, o clube tem agendada a sessão do dia 11, com Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira e membro honorário do clube, que já marcou presença num outro debate do clube.
Para Fevereiro está previsto um debate sobre desporto e em Março assinala-se o quinto aniversário dos debates do clube. O primeiro convidado foi o jornalista e ex-director do jornal Público, Vicente Jorge Silva.

Agenda

O livro “Blogue Clube dos Pensadores” é apresentado a 11 de Janeiro, às 21:30, no GaiaHotel, em Vila Nova de Gaia.