Protocolo de cooperação (LUDI+) entre Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação do Porto e Câmara da Maia, a assinar esta sexta-feira, dia 1, tem por objetivo de dar uma nova dinâmica ao acompanhamento que é feito às crianças do concelho durante o prolongamento de horário, no sentido de dotar este tempo e espaço de experiências enriquecedoras e promotoras de crescimento pessoal e social.
A Câmara da Maia procura assim enfrentar este desafio a que se propôs com parcerias, que garantam “a sustentação, validação, formação e monitorização científica do projeto que queremos ver implementado, com o intuito de promover novos formatos, novas metodologias e novas possibilidades de integração”, referem os responsáveis da área da Educação do município.
O Instituto Politécnico do Porto, em concreto a Escola Superior de Educação do Porto, por se tratar de uma instituição que forma profissionais nas diversas vertentes da educação, “configura-se como parceiro cientificamente habilitado para colaborar com esta Câmara Municipal na conceção, desenvolvimento e monitorização do projeto LUDI +, que pretendemos ver concretizado”.
Neste âmbito, o LUDI + contempla cinco oficinas: Faz&Conta; playEnglish; Plenamente; Sons&Sentidos; Cria&Explora.
A oficina Faz&Conta irá explorar o imaginário infantil, (des)construir histórias e levá-las ao palco. A playEnglish pretende a familiarização com a língua inglesa através de músicas, vídeos e jogos.
Já a oficina Plenamente irá trabalhar o campo emocional, energético e artístico, o relaxamento e concentração, enquanto a Sons&Sentidos terá como propósito fortalecer o vinculo com as raízes familiares e culturais das crianças.
Finalmente a oficina Cria&Explora irá procurar impulsionar o conhecimento dos fenómenos naturais e artificiais presentes no dia-a-dia, despertando o gosto pela experimentação.
O Programa LUDI+ compreende formação juntos dos 45 animadores socioculturais, responsáveis pelas dinamização das atividades junto de 950 crianças em idade pré-escolar.