Maia abre Centro de Acolhimento Covid positivo no hotel Premium

0
546

 
A Câmara Municipal da Maia tem já operacional um Centro de Acolhimento Covid Positivo, com o objetivo de aliviar o sistema hospitalar.

Instalado num hotel de 4 estrelas, em pleno centro da cidade – hotel Premium -, as caraterísticas deste centro tornam-no único no país.

Proporcionando conforto e privacidade inerentes ao facto de estar instalado numa unidade hoteleira de 4 estrelas, o Centro de Acolhimento Covid Positivo da Maia tem capacidade para 85 camas.

Este Centro de Acolhimento na Cidade da Maia destina-se a utentes que receberam alta hospitalar, sem retaguarda familiar ou institucional, «cujas condições da estrutura habitacional não garantem as medidas de isolamento clínico, ou em situações em que os requisitos de suporte familiar não se coadunem com a prescrição terapêutica e a contínua prestação de cuidados», explica a autarquia da Maia.

A admissão depende obrigatoriamente da sinalização por parte das equipas clínicas e sociais dos centros hospitalares e estruturas residenciais para idosos, dando-se prioridade aos utentes residentes na Maia.

Esta estrutura foi criada pela Câmara Municipal da Maia, em articulação com o Centro Regional de Segurança Social do Norte e a ARS-N, homologada pela Autoridade de Saúde Pública e tem a supervisão clínica do ACES Maia/Valongo.

A Direção Clínica está a cargo de Manuel Barbosa, Coordenador da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP), assessorado por Isabel Ferreira, responsável de enfermagem da ECSCP. A Direção Técnica encontra-se a cargo de Marta Ferreira, Chefe do Gabinete de Saúde da Câmara Municipal da Maia, sendo assessorada por Sandra Almeida, Diretora Técnica do Lar de Nazaré.

A Direção Clínica e Técnica, contando com o total apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, coordenam uma vasta equipa multidisciplinar, que integra médicos e enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, agentes/auxiliares de Geriatria, auxiliares de serviços gerais e de limpeza.

Após uma série de programas e medidas de carácter temporário e de emergência, priorizando um vasto leque de respostas à população, o município da Maia tem agora a funcionar dois centros de acolhimento, um para Covid negativo e este para Covid positivo.

Além disso, a autarquia tem ainda em funcionamento desde 25 de março o Centro de Rastreio Móvel Covid-19 Maia, na circular do estádio municipal. Esta estrutura funciona no sistema ‘drive-thru’, ou seja, os utentes entram de carro e não precisam de sair da viatura para fazerem o teste Covid-19.