Maia e Trofa chegam a acordo para requalificar EN 318

0
653
Protocolo Maia e Trofa_imagem Inês Silva

Os presidentes das Câmaras da Maia e da Trofa assinaram, nesta terça-feira, dia 13, um protocolo para requalificação da Rua do Monte Grande (antiga EN 318), no limite dos dois concelhos.

Daqui a dois meses e após um investimento de cerca de 200 mil euros, a antiga nacional 318 deverá estar pronta.

Novo piso, estruturas de águas pluviais e, na parte da Maia, também a construção de passeios, são os trabalhos a realizar pelas câmaras municipais da Maia e da Trofa na antiga EN 318.

Canal5 especialistas em comunicação

A obra avança graças ao entendimento entre os dois presidentes dos executivos dos dois concelhos, que demonstram como se pode exercer cooperação a nível regional para beneficiar as populações.

Trata-se de uma via há muito esquecida, com um “trânsito assinalável”, num eixo que percorre várias empresas. O autarca da Trofa, Sérgio Humberto, sublinhou que a via é percorrida, de acordo com estudos recentes, por uma média de 7 mil veículos por dia.

Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, reconhece que a via “estava em muito mau estado”. Mas a Câmara da Maia vai fazer a obra e as duas Câmaras vão pagar a execução “de acordo com a proporção de trabalhos efetuados nos seus territórios”.

A obra começa a breve prazo e deverá estar pronta em 60 dias. Silva Tiago adianta que já foi lançado o concurso da obra e adjudicada a empreitada, por isso, “as obras vão começar em poucos dias”.

Sérgio Humberto sublinhou por seu turno que este avanço é possível após “um parto difícil” devido aos limites administrativos, “algo que, geralmente, os políticos gostam de adiar”.

Tudo se resolveu porque a Maia tem um “presidente de Câmara que não gosta de empurrar os problemas com a barriga para a frente, como se costuma dizer. Assim, chegamos a acordo e iremos com esta obra resolver um problema de décadas” e beneficiar “as pessoas que nos visitam, que cá vivem e que frequentam aquela estrada”.

Ouvir declarações aqui: