Maia prepara-se para inaugurar mais duas escolas requalificadas em parceria com o governo

0
395

A coincidir com o arranque do novo ano letivo, o Presidente da República e o ministro da Educação vieram inaugurar esta terça-feira, dia 15 de setembro, a EB 2,3 de Gueifães, na Maia, após uma intervenção de requalificação que a transformou numa nova escola.

Esta foi uma das escolas incluídas no protocolo assinado entre a Câmara da Maia e o Ministério da Educação, em setembro de 2016, e que atribuía um investimento de 7 milhões de euros para os estabelecimentos de ensino no concelho.

O Acordo de Colaboração destinava-se à requalificação das EB 2/3 de Gueifães, EB 2,3 Gonçalo Mendes da Maia (Maia), Dr. José Vieira de Carvalho (Moreira).

85% deste investimento vem dos fundos comunitários, sendo que o Ministério da Educação comparticipa através do Orçamento geral do Estado em 7,5% e a Câmara Municipal investe na mesma percentagem (7,5%).

Só nesta escola de Gueifães foi investida uma fatia de 2,5 milhões de euros daquele protocolo. Na parceria com o Estado central incluem-se mais duas escolas. “Uma já está pronta, que é a Gonçalo Mendes da Maia, e a outra, a EB e Secundária Dr. José Vieira de Carvalho, em Moreira, deverá ficar pronta no final do ano, altura em que convidaremos o ministro da Educação para vir cá novamente fazer a inauguração”, esclareceu Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia.

O autarca recorda que a inauguração da EB 2,3 de Gueifães já contou com a sua presença na década de 80, altura em que, lembra, “estive cá a inaugurar nos anos 80 esta escola com o ministro da Educação Roberto Carneiro”.

Silva Tiago sublinha: “se esta escola já era boa, agora está excelente, pois teve uma intervenção muito bem feita, em termos de projeto arquitetónico e também em termos de concretização de obra. A escola tem todas as condições para funcionar em pleno, com uma envolvência muito calma, umas piscinas aqui ao lado e espaços exteriores com áreas ajardinadas de qualidade”.