Manuel Correia vai dar nome a uma rua

1
292

Quase dois anos após o desaparecimento de Manuel Correia, a vila de Águas Santas prepara-se para receber uma rua com o seu nome. A proposta foi levada à assembleia de freguesia pelo Partido Socialista, pela mão de Octávio Sousa e Silva, e acabou por ser aprovada por unanimidade. Manuel José da Silva Correia poderá ser uma futura artéria de Águas Santas.

Foi a 3 de Novembro de 2008 que Manuel Correia faleceu. Autarca, esteve à frente da junta de freguesia durante décadas. Agora, “faz-se justiça”, no entender de Octávio de Sousa e Silva, pessoa que durante muito tempo foi secretário do falecido presidente da junta. “É uma dívida que temos e teremos sempre para com ele. Os aquissantenses não podem de forma alguma esquecer um homem que serviu Águas Santas da forma como Manuel Correia serviu”. A proposta gerou consenso na última reunião da assembleia de freguesia, que aconteceu no dia 30 de Setembro, apesar de algumas “divergências”, conta Octávio de Sousa e Silva. E isto porque se entendia “que o nome de Manuel Correia devia ser dado a uma grande avenida”. Até aqui tudo bem, não fosse a referida via “não estar prevista nem para o ano 2030”, conta o ex-secretário de Manuel Correia.

A nova rua, que vai ser baptizada com o nome do falecido presidente, fica em frente à escola da Pícua. A artéria encontra-se com a Rua Manuel Francisco de Araújo, onde Manuel Correia viveu a maior parte da vida. O facto de passar em frente a uma escola também não foi alheio à escola, porque a educação “sempre foi um sector que ele protegeu, sempre esteve disponível junto dos professores para tudo o que fosse necessário”, conta Octávio Sousa e Silva. “Achei que era o sítio ideal para dar o nome de Manuel Correia a uma rua”, acrescenta.

O terceiro dia de Novembro aproxima-se a passos largos e é essa a data que Octávio de Sousa e Silva entende ser a ideal para a inauguração da nova rua. “Já pedi ao presidente Carlos Vieira que tomasse como data apropriada o 3 de Novembro, aos dois anos de falecimento. Mas até este dia ainda não me deram resposta nenhuma para a data. É mais uma questão de boa vontade do que qualquer outra”, conclui Octávio de Sousa e Silva.

Pedro Póvoas

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bem!

    Se, por aqui, concelho da Maia, existe ou existiu alguém que mereça esta homenagem, esse alguém é sem dúvida o impoluto querido presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Sr. Manuel Correia.

Comments are closed.