Ministra da Saúde inaugura USF Íris

0
373

Já não há utentes sem médico de família na área de influência do Centro de Saúde do Castelo da Maia. A população de 30 mil inscritos ficou hoje coberta com a inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Íris. É a segunda no mesmo edifício – depois da USF Viver Mais – que se junta ainda à USF de Pedras Rubras.

O cenário faz deste centro o primeiro do país a funcionar apenas com unidades de saúde familiares, frisou a ministra da Saúde, a quem coube inaugurar o novo espaço. Ana Jorge destacou ainda o facto de permitir que todos os utentes tenham médico de família, aliás, o objectivo do Governo inerente à reforma dos cuidados de saúde primários.

Ouça as declarações da ministra da Saúde, Ana Jorge:

[audio:MINISTRA_IRIS.mp3]

Esta USF Íris serve um universo de cerca de oito mil utentes, das freguesias de Santa Maria de Avioso, S. Pedro de Avioso, Gemunde e Gondim.

Faz parte das 156 USF já em funcionamento no país, ultrapassando os objectivos definidos pelo Governo, que apontavam para 150, até ao final de 2008.

Antes de inaugurar a USF Íris, Ana Jorge tinha passado pelo concelho de Matosinhos, pelas freguesias de Perafita e Leça do Balio.

Marta Costa