No dia da Alimentação autarcas foram almoçar à Eb1/JI Gestalinho

0
300
- Publicidade -

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Educação, promoveu na terça-feira, dia 16, uma iniciativa focada no combate ao desperdício no almoço escolar.

As Associações de Pais foram convidadas a almoçar no Dia Mundial da Alimentação, nas EB1/JI públicas da comunidade educativa concelhia, frequentadas pelos seus educandos, promovendo pela cultura do exemplo, hábitos alimentares mais saudáveis.

Num gesto simbólico, mas dotado de significado público e educativo, o presidente da Câmara acompanhado pela vereadora do Pelouro da Educação e outros membros do executivo municipal, foram almoçar na EB1/JI de Gestalinho.

Em complemento a este objetivo prioritário, acresce a sensibilização dos alunos para as vantagens de fazer escolhas alimentares equilibradas e saudáveis.

Tendo presente o mote da campanha da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para assinalar em 2018 o Dia Mundial da Alimentação também a Maia abraça a divisa: “Um Mundo fome zero para 2030 é possível”.

«Esta iniciativa visa fundamentalmente reforçar a necessidade de um compromisso consequente que envolva num esforço conjunto – Escola, Pais e Município, no combate ao desperdício de alimentos, e no incremento do papel que cabe a cada um de nós, na promoção de uma refeição Completa, Saudável e Equilibrada, junto das Crianças», afirma a nota de imprensa da Câmara da Maia.

“Maia Menu Saudável”

Desde 2005 que o Município da Maia tem vindo a assinalar e a festejar consecutivamente este dia junto das Escolas EB1/JI públicas do Concelho, no âmbito do seu Programa Municipal de Saúde Escolar, com o Projeto “Maia Menu Saudável”.

Este projeto tem como objetivo promover alimentos saudáveis e essenciais ao crescimento e desenvolvimento harmonioso das crianças, mas que geralmente estas tendem a rejeitar com maior frequência, como é o caso do peixe, dos hortícolas e das leguminosas.

«Respondendo ao repto de cidadania responsável e solidária, lançado pela FAO, além de sensibilizar para a escolha de menus saudáveis, prosseguimos igualmente o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de ações no combate ao desperdício alimentar, na refeição do Almoço Escolar», explica a Câmara da Maia em nota de imprensa.

O dia foi aproveitado para divulgar em primeira mão o Hino do Projeto “Maia Menu Saudável”, criado e interpretado pelo rapper maiato, Waze, padrinho artístico deste projeto.

- Publicidade -