No início do ano escolar Maia cria linha Covid para reforço da SNS 24

0
348

 
O Município da Maia vai ter uma linha COVID para estabelecimentos escolares. Esta é uma das medidas que visam proporcionar um regresso seguro às aulas.

A linha COVID foi proposta pela Câmara da Maia à Administração Regional de Saúde e tem por objetivo ser um reforço da linha SNS24, destinando-se exclusivamente aos estabelecimentos de ensino e estruturas de acolhimento residencial de idosos, crianças, jovens e pessoas com deficiência.

O Município vai ainda conceber o manual de procedimentos de atuação perante caso suspeito em estabelecimentos escolares, devidamente validado pela Saúde Pública, e promover o acompanhamento dos planos de contingência escolares pelas Equipas de Intervenção Prioritárias criadas em parceria com as autoridades de saúde.

António Silva Tiago afirma que “o regresso às aulas é um momento delicado e é obrigação do Município gerar ambientes seguros para crianças, pais, professores e pessoal não docente. A Câmara, através do pelouro da Educação, promoveu reuniões de preparação do ano letivo que juntaram os agrupamentos de escolas, as associações de pais e Saúde Pública, e agora criamos as condições para que os jovens maiatos e toda a comunidade educativa possa regressar às aulas em segurança.”

Nos estabelecimentos que são da responsabilidade da Câmara (Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo), são ainda disponibilizados kits de tapetes desinfetantes e equipamentos dispensadores de sabonete líquido, SABA, toalhetes descartáveis e papel higiénico.