Nogueira e Silva Escura já abriu candidaturas ao Orçamento Participativo

0
265
foto de arquivo

A Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura lança em 2021, pela primeira vez à escala de uma freguesia do município da Maia, o Orçamento Participativo aberto a todos os fregueses com 16 ou mais anos de idade.

A Junta pretende promover a cidadania ativa e consciente e de estabelecer uma articulação ainda mais reforçada entre o órgão autárquico e os habitantes de Nogueira e Silva Escura.
 
De 15 de fevereiro a 15 de março, os proponentes, com idade igual ou superior a 16 anos – com isto se querendo envolver os mais jovens desde o primeiro momento -, podem apresentar a sua candidatura de acordo com o Regulamento do Orçamento Participativo, de preferência por via postal ou por correio eletrónico por força das circunstâncias atuais de pandemia mundial.

A verba atribuída pelo Executivo, liderado por Ilídio Carneiro, para a execução das candidaturas vencedoras, no orçamento de 2021, é de 3 mil euros, um valor considerado pelo executivo de Nogueira e Silva Escura «particularmente elevado atendendo à média das verbas determinadas em outras freguesias e municípios do país, o que demonstra o grande empenho da Junta nesta nova iniciativa».

Como se lê no preâmbulo do Regulamento, «(a) participação ativa na vida dos órgãos da democracia local por meio do Orçamento Participativo tem também o condão de reforçar a transparência da atividade autárquica, assim como motiva a dinamização e entusiasmo dos fregueses pelo património da freguesia. O exercício de cidadania inerente a cada candidatura, por sua vez, suscita o pensamento crítico construtivo e, enfim, um ainda maior ajuste das políticas locais às necessidades da comunidade».

Assim sendo, a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura considera que “abre mais uma porta para a democracia ao efetivo serviço das pessoas”.
 
A lista provisória de admitidos e excluídos será posteriormente publicada, até dia 31 de março, e o calendário dos procedimentos tem como meta a sua conclusão no final de abril, sendo as candidaturas selecionadas executadas durante os meses seguintes.
Os requisitos e demais informações podem ser consultados no site oficial da Junta http://nogueiraesilvaescura.freguesias.pt/ .