Novo executivo toma posse amanhã

0
146

 

Está marcada para amanhã, às 10h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia, a sessão solene de instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal da Maia. A cerimónia deverá contar com a presença do Governador Civil do Porto, Agostinho Gonçalves e do vice-presidente do PSD, Aguiar Branco.

Em termos protocolares, cabe ao presidente da Assembleia Municipal da Maia cessante, Luciano Gomes, dar posse ao novo executivo que neste mandato passa a ser composto por 11 elementos, resultado o aumento do número de eleitores no município da Maia. Oito elementos foram eleitos pelo PPD/PSD e três pelo Partido Socialista (PS).

Amanhã, tomam posse o reeleito presidente da Câmara Municipal, Bragança Fernandes, e mais sete elementos da lista. São eles, António da Silva Tiago, Ana Miguel Vieira de Carvalho, Mário Nuno Neves, Paulo Ramalho, Marta Peneda, Nogueira dos Santos e Hernâni Ribeiro. Pelo PS tomam posse Mário Gouveia, José Manuel Correia e Inês Rodrigues. O primeiro eleito é o único estreante, uma vez que José Manuel Correia já fez parte de executivos anteriores, embora com oito anos de interregno, e Inês Rodrigues substituiu Sandra Lameiras no último mandato.

No que toca à distribuição de pelouros, e devido ao aumento do número de vereadores da maioria, o presidente Bragança Fernandes viu-se “obrigado” a efectuar algumas alterações. Consigo, a título exclusivo ficam as Finanças, Administração e Contratação Pública; as Obras Municipais, Manutenção de Estruturas Municipais e Redes Viárias; Transportes, Gestão de Frota e Trânsito e Recepções Provisórias e Definitivas de Obras Particulares e Loteamentos. Estes serão os pelouros que Bragança Fernandes assume sozinho. Depois,

Vai partilhar a Educação, Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho com Nogueira dos Santos; Desporto com Hernâni Ribeiro; os Fundos Comunitários e Fundos de Investimento Imobiliário, bem como o Relacionamento com Empresas Públicas com Silva Tiago.

António da Silva Tiago mantém a vice-presidência e pelouros como o Ambiente e Qualidade de Vida e o Urbanismo, Loteamentos, Obras particulares e Toponímia.

A nova vereadora, Ana Miguel Vieira de Carvalho, vai ficar com a Habitação Social e cooperativa, a Acção Social e Protecção à Terceira Idade, este último uma novidade. Vai também assumir o pelouro das Relações Públicas.

Mário Nuno Neves mantém o pelouro da Cultura e do Turismo e vai partilhar a Protecção Civil e Segurança com Nogueira dos Santos, que, por seu lado, mantém a Educação, numa partilha com Bragança Fernandes e assume também o novo pelouro que foi criado para o Aeródromo de Vilar de Luz / Hipódromo.

A vereadora Marta Peneda vai assumir o pelouro responsável pelos Recursos Humanos, até agora da responsabilidade de Paulo Ramalho. Foi ainda introduzida a componente da Formação Profissional. A também nova vereadora vai ainda assumir a Polícia Municipal, no último mandato da responsabilidade de Mário Nuno Neves.

O vereador Paulo Ramalho passou a pasta dos Recursos Humanos mas mantém com os pelouros das Relações Internacionais; do Desenvolvimento Económico e Sector Empresarial Local, bem como o Património Municipal e Hastas Públicas e o pelouro das Actividades Económicas.

Hernâni Ribeiro mantém os pelouros da Juventude, da Publicidade, Feiras e Mercados mas assume também uma responsabilidade acrescida e vai tomar conta do pelouro do Desporto.

Isabel Fernandes Moreira