Obras avançam na Via Periférica Poente num investimento de cerca de 2 milhões de euros

0
182
Prolongamento Via Periférica 2_imagem ASantos

O prolongamento da Via Periférica Poente vai acontecer ao longo de cerca de um ano (14 meses), numa empreitada com o valor de investimento de cerca de 2 milhões de euros.

O presidente da Câmara da Maia afirmou ao Maia Primeira Mão que está assim prestes a completar-se a Via Periférica da Maia, uma vez que este é o último troço desta estrada (cerca de 1,2 Kms, com quatro faixas de rodagem).

“Foi necessário negociar e comprar os terrenos”, especificou o autarca maiato, “esta Via Periférica, tal como hoje existe, faz a ligação da A41, na zona do Maia Jardim, até à Rua do Souto”.

António Silva Tiago explicou ainda que, com estas obras, vai ser construída uma grande rotunda na ligação da Via Periférica com a rua do Souto, e será feita a ligação da Periférica à Via Norte, à ex-nacional 13, na chamada Rotunda da Sonae. É desta forma que este último troço completa a Via Periférica, melhorando-se esta “grande circular na cidade, que agiliza fortemente a mobilidade rodoviária em torno da cidade da Maia”.

Este troço da Via Periférica Poente vai ter quatro faixas de rodagem, zonas verdes de cada lado e incluirá passeios, não permitindo acessos diretos, pois será uma “via de fluidez rápida”, explicou ainda Silva Tiago.

Passará a ser possível vir de forma mais rápida diretamente de Moreira ou de Vila Nova da Telha até ao centro da cidade. Acedendo à rotunda da Sonae, o trânsito “chega em 2 minutos ao centro da Cidade da Maia”, frisou Silva Tiago, recordando que, “hoje, as pessoas que querem mais rapidez têm que entrar na A41 – pagando portagens – ora, quero ver se acabo com elas, pelo menos aquelas nada inteligentes, que são um estorvo, que são os dois pórticos no centro da cidade”.