Obras de acesso à junta de Águas Santas avançam esta semana

0
176
Fonte: Facebook
- Publicidade -

Obras de acessibilidade à junta de freguesia de Águas Santas deverão começar “ainda esta semana”, afirma o presidente da Câmara da Maia na Assembleia Municipal da passada segunda-feira, onde também deu conta de um investimento de 2,5 milhões de euros em requalificações em artérias próximas da Escola Secundária daquela vila.

No dia 26 de abril, segunda-feira, foi realizada uma Assembleia Municipal que serviu de base exploratória para algumas preocupações relacionadas com o concelho da Maia. Miguel dos Santos, presidente da junta de freguesia de Águas Santas, questionou o presidente da Câmara da Maia, António Domingos da Silva Tiago, acerca de duas intervenções na freguesia.

O presidente da junta, Miguel dos Santos, começa por referir que “na sequência da última Assembleia de Freguesia, realizada em Águas Santas, dia 23 de abril, quero dar conta de um assunto que me foi colocado acerca do trânsito caótico nas mediações da Escola Secundária de Águas Santas. Quero só relembrar o senhor presidente da Câmara da Maia, e pedia que intercedesse junto dos respetivos serviços, acerca de uma planta que foi desenvolvida e que acautela a colocação de uma postura de trânsito em frente à escola secundária, que passa pela pintura de umas linhas e da criação de um modelo ‘Kiss and Go’, proposta feita pela junta deObras de acesso à junta de Águas Santas avançam esta semana freguesia”, acrescentando que “esse projeto foi validado e passado dois anos e meio, ainda não saiu do papel”.

Numa outra nota, Miguel dos Santos também aproveita a ocasião para solicitar ao presidente da Câmara da Maia um esclarecimento acerca “do desenvolvimento da criação de uma nova acessibilidade à junta de freguesia”, incluindo que “gostava que, efetivamente, se pudesse terminar o mandato com algum desenvolvimento a mais do que aquele que temos até ao momento”.

Obras na Rua de Ceuta (Águas Santas) começam esta semana

Na sequência destas preocupações, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, explica que “tive a oportunidade de ligar com o responsável pelas obras do município e perguntar-lhe sobre essas questões. Ele deu conta que as obras relacionadas com a acessibilidade à junta de freguesia, na Rua de Ceuta, vão começar ainda esta semana. Tivemos de adquirir umas parcelas para poder alargar a rua e essa aquisição foi muito custosa”, porque os proprietários de dois prédios que lá se encontram não tinham a documentação completa. Assim, “ajudamos no registo, fizemos escrituras com as pessoas de ambos os prédios e depois lançamos o concurso”. Adicionalmente, “tivemos propostas, adjudicamos a melhor proposta e, hoje mesmo (dia 26 de abril), foi feita a consignação dos trabalhos”.

Vias próximas da Secundária de Águas Santas vão ser intervencionadas em 2,5 milhões de euros

Quanto à questão do trânsito “caótico junto da escola Secundária de Águas Santas, esta e outras ruas vão ser objeto de intervenção nos próximos meses através de uma empreitada pública em Águas Santas, que ronda os dois milhões e meio de euros. A rua fronteira à escola secundária é uma dessas artéria que vai ser requalificada. A informação que me foi dada é que a intervenção nesta rua será feita no período de verão, para que no início do próximo ano letivo, esta via esteja requalificada e que esse modelo ‘Kiss and Go’ possa funcionar”, explicou ainda o presidente da Câmara da Maia.

- Publicidade -