Os desafios da Gestão Autárquica em debate na Universidade Lusíada

0
180

O Núcleo de Estudantes de Ciências Económicas e da Empresa da Universidade Lusíada do Porto, realiza esta quarta-feira a partir das 17h00, nas suas instalações, uma conferência intitulada: “Gestão Autárquica – Desafios no Actual Quadro de Austeridade”.

A conferência vai contar com a presença de três oradores, autarcas de diferentes municípios do distrito do Porto, nomeadamente o presidente da Assembleia Municipal da Maia, Luciano Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Pedro Pinto e Carlos Carvalho, vereador na Câmara Municipal de Amarante.


Depois de falar sobre a sua experiência autárquica, que conta mais mais de 30 anos, Luciano Gomes vai apontar uma orientação da mudança da gestão autárquica com a reorganização das freguesias, na perspectiva da Assembleia Municipal. As dificuldades da gestão de um Presidente da Assembleia Municipal, neste caso da Maia, será outro tema a abordar pelo autarca.

Já Pedro Pinto vai abordar o trabalho desempenhado na sua autarquia e as suas funções enquanto presidente da câmara. Outros assuntos que vão estar em cima da mesa são a regionalização, as suas vantagens e desvantagens; a gestão de recursos associado a nova reorganização de freguesias e a utilização de fundos comunitários por parte das autarquias.

Carlos Carvalho vai contar a sua experiência autárquica, e o seu trabalho enquanto vereador no seu concelho Amarante. As politicas desenvolvidas por parte das autarquias para a criação de emprego jovem; como é que a câmara se associa aos jovens na possibilidade de recorrer aos fundos europeus, para a criação das suas empresas e fomentar o investimento nos seus concelhos e as politicas desenvolvidas pelas autarquias para a fixação para jovens são outras das temáticas a abordar pelo vereador.