Presidente da Câmara considera aeroporto “infraestrutura imprescindível” na celebração dos 10 milhões de passageiros

0
312
imagem de arquivo
- Publicidade -

Por volta das 12h00 desta quarta-feira, dia 6 de dezembro, o Aeroporto Sá Carneiro celebrou o recorde de 10 milhões de passageiros atingido pela primeira vez, num só ano. Marcou presença, entre outros convidados o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme Oliveira Martins.

Por entre os autarcas do Porto e Vila Nova de Gaia, este na qualidade também de presidente do Conselho Metropolitano da área Metropolitana do Porto, participou da cerimónia no piso 3 do Aeroporto, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago.

Situando-se geograficamente em terras da Maia, o aeroporto “tem sido e será cada vez mais, uma infraestrutura imprescindível ao desenvolvimento económico e social da região norte”, sublinhou Silva Tiago, que acrescentou que, “sendo em consequência dessa realidade e dos impactos positivos que tem na economia nacional, uma infraestrutura de importância estratégica crítica para Portugal”.

É um caminho “de cooperação institucional” que o autarca maiata entende que importa dar continuidade, reunindo empenho de todos, “governo, autarquias do seu entorno geográfico, autoridades reguladoras e de segurança, empresas envolvidas na gestão do tráfego e no transporte aéreo, e naturalmente, todos os agentes económicos que beneficiam da atividade do aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

Afinal, frisou o edil, “tem sido o trilhar desse caminho que tem permitido, através de um diálogo focado nos objetivos de um desenvolvimento integralmente sustentável, que esta infraestrutura se tem afirmado como um modelo de gestão e de eficiência a vários níveis. Será bom para o prestígio da região e do país, que assim continue, arrebatando mais e mais prémios e distinções internacionais que a todos os portugueses, por certo, enche de orgulho”.

O presidente da Câmara da Maia lembrou a mudança do nome do Aeroporto Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a compreensão da população maiata, demonstrando a vontade de “a comunidade concelhia da Maia, através da Câmara Municipal”, continuar como “parceiro institucional cooperante, proativo e interessado na projeção internacional deste aeroporto”.

António Silva Tiago terminou a sua intervenção dando os parabéns a toda a equipa do aeroporto por ter alcançado o passageiro 10 milhões e assegurarem o conforto e segurança a todo o fluxo de passageiros, bem como à população que reside nas imediações.

Crescimento

Nos primeiros 9 meses de 2017, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou um crescimento de 16% no tráfego de passageiros face ao período homólogo de 2016. Desde 2013 o tráfego cresceu mais de 50%.

Em ambiente de celebração merece ainda destaque o facto de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ter sido eleito o Melhor da Europa na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. A distinção foi atribuída pelo ACI – Airports Council Internacional e surge no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programa líder mundial em benchmarking na avaliação da satisfação dos passageiros.

Para continuar neste nível, o aeroporto tem em curso obras de expansão de capacidade, nomeadamente no alargamento da área de controlo de segurança na aerogare, e igualmente está a decorrer o projeto de expansão do caminho de circulação, que contribuirá para aquele que é o objetivo final e permanente de crescimento e desenvolvimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

- Publicidade -