Presidente da República deixou mensagem positiva à comunidade educativa: “ano letivo tem de correr bem”

0
224
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa inaugura requalificação da EB 2,3 de Gueifães

O Presidente da República esteve esta terça-feira, dia 15, na Maia. Visitou e inaugurou a requalificada EB 2,3 de Gueifães, na Cidade da Maia, assinalando o início do novo ano letivo.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que este início das aulas, que coincidiu com a terceira visita à Maia como Presidente, vale por muitas visitas pelo “momento em que ocorre e pelo significado que tem”.

O Presidente da República aproveitou para se dirigir ao presidente da Câmara, Silva Tiago – que havia convidado minutos antes Marcelo para voltar uma quarta vez à Maia até ao final do ano para inaugurar a requalificação do Bairro do Sobreiro -, felicitando-o pelo “empenho na concretização desta e de outras obras para o futuro, não apenas do município, mas de Portugal”.

“Estamos a começar um ano letivo muito especial e não há ninguém que não tenha um familiar envolvido neste regresso às aulas e toda a gente concorda que é difícil. Não há dois anos letivos iguais. Mas este é muito diferente. Não houve férias antes, houve um número imenso de meses em que não parou a atividade da escola, mas não foi igual àquilo que era usual ser. E não foi igual para ninguém…” – recordou Marcelo Rebelo de Sousa.

Presidente questiona e responde de imediato – “E por quanto tempo será difícil?”

“É fazendo o caminho que se vai conhecendo o que é esse caminho”. A ansiedade do primeiro dia em alunos, pais e professores vai existindo em graus diferentes à medida que os dias vão passando. Assim, Marcelo Rebelo de Sousa considera ser necessário “medir a temperatura ao ano letivo”.

O Presidente afirmou que combinou com o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que o acompanhou nesta visita, que daqui por 15 dias estaremos a “medir a temperatura ao ano letivo, e daqui por um mês, estaremos novamente. Estou convencido que aos poucos, todos juntos, será possível converter as dúvidas deste momento em certezas”.

“Como? Com diálogo, diálogo, diálogo entre todos”, mais uma vez o Presidente faz as perguntas e responde a ele próprio.

Neste diálogo, Marcelo inclui alunos, professores e restantes elementos da comunidade escolar, passando por responsáveis autárquicos e autoridades de saúde, até ao Ministério da Educação.

Acima de tudo, Marcelo Rebelo de Sousa trouxe a toda a comunidade educativa e aos maiatos a mensagem de otimismo para o novo ano escolar – “tem de correr bem”.

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa inaugura requalificação da EB 2,3 de Gueifães