Programa “Embrulha” combate desperdício alimentar

0
124
Programa Embrulha

O programa “Embrulha” da LIPOR foi apresentado em simultâneo com os Fins de Semana Gastronómicos na Maia, que se realizam de 25 a 27 de setembro em 15 restaurantes do concelho.

O momento foi aproveitado para ligar a iniciativa de cariz turístico-gastronómico à sustentabilidade, com a apresentação por parte da LIPOR da ação “Embrulha”, esta terça-feira na Quinta dos Cónegos.

Marta Peneda, vereadora do Ambiente da Câmara da Maia e também elemento da Administração da LIPOR, fez a apresentação da iniciativa, que não é nada mais do que o conceito muito simples – “quem não consome tudo no restaurante, embrulha”…

A iniciativa vai disponibilizar embalagens biodegradáveis para que, nos restaurantes, se recupere o conceito de “levar as sobras para casa, sem qualquer preconceito”, como explicou Marta Peneda.

Desta forma, combate-se o desperdício alimentar, em primeiro lugar, de forma direta com o cliente a levar as sobras consigo e, em segundo lugar, com a possibilidade de os restaurantes começarem a analisar a quantidade de sobras e a ajustarem, eventualmente, as quantidades das doses que servem.

Marta Peneda referiu que já aderiram ao “Embrulha” 16 restaurantes e duas unidades hoteleiras do concelho da Maia.