“Servir sempre Nogueira”

0
99

“Servir sempre Nogueira”. Esta foi uma ideia que esteve na base dos dois discursos de tomada de posse dos órgãos autárquicos em Nogueira da Maia, que decorreu no domingo, de manhã. Foi assim que terminou o eleito presidente da mesa, foi também assim que começou o discurso de tomada de posse do presidente da Junta de Freguesia. Foi essa vontade de “sempre servir Nogueira”, que levou, há 30 anos, Ilídio Carneiro a assumir as primeiras responsabilidade políticas na freguesia. Primeiro, enquanto secretário, depois como presidente. A 11 de Outubro foi eleito por maioria absoluta para cumprir o sétimo mandato consecutivo e que, devido à limitação de mandatos, será também o último.

Ilídio Carneiro considera que a maioria “mais absoluta do que nunca” faz com que a responsabilidade seja acrescida “pelo voto de confiança depositado em nós”. O autarca comprometeu-se ainda a fazer os possíveis para cumprir o “mais possível” o programa eleitoral sufragado pela população. Não terminou sem agradecer aos eleitos pelo PSD em Nogueira e a todos aqueles que se prontificaram a integrar a sua lista “no primeiro contacto e sem exigências de lugares. Só se mostraram disponíveis por trabalhar por Nogueira”.

As primeiras palavras de eleito presidente da Assembleia de Freguesia de Nogueira, João Miguel Costa, foram para os eleitos para o órgão, “os que aceitaram o desafio”. “Entendemos que a assembleia é o órgão autárquico onde mais e melhor se pode debater as grandes opções de gestão para a nossa freguesia. É o fórum de debate autárquico por excelência, o local onde a actividade do executivo é analisada do ponto de vista político”.

E apesar do PSD estar em maioria absoluta, garantiu que no órgão onde existe uma maior representação partidária haverá “respeito pela pluralidade democrática”.

João Miguel Costa afirma que pretende guiar a assembleia por um caminho “de transparência e diálogo”. Porém, salienta também que também saberá “ser solidária” com o executivo e com o presidente eleito, uma solidariedade “que nunca será subserviente e que terá sempre personalidade própria e pensamento próprio”. Uma solidariedade, acrescenta, que tem um único objectivo: “servir sempre Nogueira”.

A cada um dos deputados eleitos, desejou os maiores sucessos, “na certeza de que esse sucesso será o garante profícuo para a freguesia”.

Para além da tomada de posse, esta primeira sessão serviu para eleger os vogais para o executivo e a mesa da assembleia. Para o executivo apareceu uma lista, apresentada por Ilídio Carneiro, que elegeu os dois vogais com oito votos a favor e um em branco. Já para a eleição da mesa da assembleia de freguesia também só se apresentou uma lista sufrágio, que foi eleita com seis votos a favor e dois brancos.

Executivo

Presidente Ilídio Carneiro

Secretário Hélder Torres

Tesoureiro José Babo

Mesa Assembleia

Presidente João Miguel Costa

1º Secretário Joaquim Jorge Pereira

2º Secretário Ana Maria Moutinho

Isabel Fernandes Moreira