A beleza é fundamental

0
122

Nos anos 80, uma banda portuguesa ficou conhecida pelo tema "Cristina", lançado em 1982. Os Roquivários, pela voz de Midus, pediam a Cristina para "não levar a mal", e diziam-lhe que "a beleza é fundamental". E hoje, quase que se pode dizer que só é feio quem quer. À nossa disposição, principalmente do público feminino, está uma panóplia de artigos para uma melhor produção, que podem tornar qualquer rapariga comum numa "deusa" da moda.

Mas não nos podemos esquecer do exercício físico. De nada adianta quilos e quilos de maquilhagem se o corpo não acompanhar o trabalho de produção. A palavra-chave é, mais uma vez, "dieta". Sim, é escusado passar horas e horas no ginásio para depois deitar tudo a perder com aquele bolo que está à nossa espera no frigorífico, pronto a ser devorado avidamente por quem está a tentar emagrecer. Por isso, bem pode dizer adeus às calorias a mais. Deixe-as de lado. Vai ver que não se arrepende.

Para eliminar a gordura localizada, pode esquecer os treinos localizados. Não adianta trabalhar apenas uma parte do corpo. Corpo esse que é um todo e, como é óbvio, deve ser trabalhado por inteiro. A melhor dica para perder peso passa pelos exercícios cardiovasculares, assim como algum trabalho com pesos. Este tipo de exercícios vai permitir melhorar o metabolismo e, assim, controlar mais eficazmente a formação de gordura no corpo.

Outra regra diz respeito à paciência. Sim, isso mesmo. Paciência. Não há dietas milagrosas, isso já se sabe. Mas quem julga que o ginásio é "tiro e queda" para perder os quilos a mais, desengane-se. Há que dar tempo aos planos de treino para que surtam efeito. Não se perde peso de um dia para o outro. E não se assuste se ganhar peso quando se inicia o treino de "cardio". Este tipo de exercício leva ao desenvolvimento dos músculos, bem antes de se começar a "acertar" o metabolismo. Por isso, esse peso não é gordura extra que apareceu miraculosamente, mas sim os músculos a "ganhar forma". Mas não se preocupe, porque a testosterona nas mulheres é em quantidade muito menor quando comparada com a dos homens, por isso não vai ficar um "aglomerado" de músculos.

No prato, nada de bolinhos. São bons mas fazem mal. Muitos vegetais, fruta, hidratos de carbono com muita moderação e proteínas. Não é por se estar a frequentar um ginásio que se pode comer tudo o que nos aparecer à frente. Os líquidos também são importantes: muita água, nada de café, nada de bebidas alcoólicas e leite com moderação.

Atenção à maquilhagem

Tratado o corpo, já pode partir para outras paragens. Arranjar as unhas, aplicar cremes hidratantes, sem esquecer a maquilhagem. A começar pela base, que deve ser de tom o mais aproximado possível à cor da pele em que vai ser aplicada. Se assim não for, corre o risco de ir para a rua com duas tonalidades de pele, o que não é nada agradável de se ver. Especialistas recomendam o uso de bases líquidas, já que dão um ar mais natural ao rosto.

Outra dica preciosa é o uso de corrector de olheiras, que pode usar em pequenas borbulhas e sinais. Mas atenção, que este corrector também deve ser da cor da base anteriormente aplicada. Também importante é a sombra dos olhos. Para a aplicar, é preciso alguma "manha". O tom mais claro da sombra aplica-se em toda a pálpebra, desde a linha das pestanas até à sobrancelha. A cor intermédia deve ser usada na pálpebra móvel, desde as pestanas até à linha côncava do olho. A sombra mais escura aplica-se apenas no terço externo da parte superior do olho. Ainda nos olhos, pode usar um lápis de cor preta ou castanha, sempre na linha superior do olho. Aplique o lápis na linha inferior. Use também um revirador de pestanas e aplique o rímel.

Outra dica preciosa é a aplicação do "blush". Serve para salientar as maçãs do rosto, desde a linha do cabelo até à zona frontal do rosto. Mas não se esqueça de usar um pincel apropriado. Não menos importante são os lábios, que agora são dominados pelo "gloss". Fáceis de aplicar ficam sempre bem, mas se quer um efeito mais permanente, a melhor opção é contornar os lábios com um lápis de cor parecida à do batom.

Se os Roquivários escrevessem a "Cristina" nos dias de hoje, ela responderia "já sei". Agora já não há desculpas para não brilhar.