Alunos do INED no Parlamento Europeu

0
189

Um grupo de 29 alunos e professores do INED – Instituto de Educação e Desenvolvimento visitaram, na semana passada, nos dias 10 e 11, o Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. O convite partiu do eurodeputado português, eleito pelo PSD, Paulo Rangel, que proporcionou uma visita de estudo de dois dias aos alunos com melhor média.
De acordo com o coordenador do curso de comunicação social do INED, Ricardo Cruz, os alunos visitaram o interior do Parlamento Europeu, “num contexto único”, uma vez que estava a decorrer uma sessão plenária. “Em Bruxelas, estas só acontecem duas ou três vezes por ano, uma vez que as plenárias decorrem em Estrasburgo. Por isso, o edifício estava a fervilhar de gente: eurodeputados, funcionários, burocratas e lobbies”, conta o docente.

Os alunos tiverem acesso “quase” livre a todo o parlamento, visitaram o bar onde os eurodeputados tomam café e convivem. Durante a visita, assistiram a uma palestra com o eurodeputado Paulo Rangel sobre a importância da União Europeia, “enquanto garante da estabilidade e da paz na Europa”. Na sua intervenção, eurodeputado eleito pelo PSD desmistificou ainda algumas ideias, entre as quais a ideia, “muitas vezes errada, de que o papel principal da União é assegurar uma união económica e política, quando na verdade o principal objectivo é assegurar a manutenção da paz dentro da Europa”. Referiu o exemplo da Bélgica, “um país com duas nações em constante equilíbrio e tensão”.

No final do dia, num jantar oferecido por Paulo Rangel, num diálogo informal com os alunos, o eurodeputado salientou o valor do INED, enquanto escola tecnológica, afirmando que este modelo de ensino “é dominante em países como a Alemanha, e demonstrou que os alunos estão, portanto, a usufruir de um tipo de ensino que está ao nível das melhores práticas a nível europeu”.
No segundo dia, os alunos tiveram oportunidade de visitar alguns locais da capital belga. Fizeram um percurso a pé pela Rue Neve, pela Grand Place, pelo Centro Belga de Banda Desenhada e Catedral St. Michel. Depois do almoço começou a viagem de regresso a casa.

Ricardo Cruz faz um balanço da visita “francamente” positivo. Considera que foram dois dias marcantes para os alunos. O grupo do INED foi integrado num outro, composto por presidentes de câmara e antigos deputados da Assembleia da República, tendo havido momentos de diálogo e troca de impressões entre alunos e políticos, resultando daí, também, contactos importantes para o futuro, nomeadamente um convite a uma visita de estudo, formulado pelo presidente da Câmara Municipal de Mação, José Saldanha Costa.

Isabel Fernandes Moreira