Invicta mais sustentável

0
146

No Porto, está já em curso um projecto de investigação, desenvolvimento e implementação da mobilidade sustentável. A sua elaboração foi entregue pela Câmara Municipal do Porto à PlanITbile – Moving Intelligence, a unidade de negócios para a área da mobilidade, da empresa Living PlanIT.

A parceria anunciada a 8 de Julho do corrente ano, e que se traduz no primeiro projecto da empresa à escala urbana, visa “demonstrar como as novas tecnologias transformam a mobilidade na cidade, reduzindo o stress, melhorando a segurança dos munícipes e tornando, consequentemente, a vida citadina mais agradável”, pode ler-se no comunicado emitido na altura. Dizia também a Living PlanIT que a infra-estrutura e os serviços a criar no âmbito desta colaboração serão adoptados para outras cidades mundiais, sendo este “um centro pioneiro para a mobilidade sustentável, baseado na inovação e investigação em parceria com empresas líderes mundiais, centros de pesquisa e engenharia e entidades públicas”.

No dia em que as duas entidades formalizaram a parceria, e ainda citando o mesmo comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, considerava que o projecto “continuará a marcar o desenvolvimento da cidade do Porto no sentido de criar um ambiente inspirador onde os residentes e visitantes possam viver, trabalhar, aprender e descansar”. Graças à disponibilização de uma plataforma sustentável que permitirá, entre outras coisas, “reduzir o congestionamento de trânsito e emissões poluentes”.

MC