“Novos Laços” vai estar mais próximo dos idosos

0
110

O projecto municipal “Novos Laços” tem a partir de hoje, uma nova valência.

Chama-se “Novos Laços ao Domicílio” e visa “proporcionar uma melhoria da qualidade de vida aos idosos do concelho da Maia através da criação de condições para uma maior autonomia das pessoas dependentes no seu domicílio”.

Vai apoiar idosos em pequenas tarefas domésticas como: substituir lâmpadas, mudar um vidro partido, fazer pequenas obras de melhoramento das condições físicas da habitação, entre outras.

O novo serviço é a concretização de um desejo e preocupação há muito manifestado pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes.

Estará disponível através do número verde 800 208 249 e funcionará todos os dias da semana, entre as 08h00 e as 22h00. De acordo com a coordenadora do projecto, Teresa Frade, o idoso será atendido por uma técnica social que irá fazer a triagem do problema para, depois, encaminhar o caso para a empresa que estará ao serviço do projecto, neste caso, a Electroinstal.

Com esta iniciativa, o “Novos Laços” quer “ser a família de rectaguarda que o idoso não tem”.

O serviço estará disponível a partir de segunda-feira.

A funcionar estar já o Cantinho do Idoso, nas instalações do projecto, em Águas Santas, acolhendo cerca de 40 idosos. O objectivo é proporcionar o convívio entre os idosos e combater a solidão.

Fernanda Alves

Ouça das declarações de Bragança Fernandes.

[audio:BFIDOSOS.mp3]

Ouça as declarações de Teresa Frade.

[audio:TERESAFRADE.mp3]