Os homens também se querem bonitos, elegantes e bem cheirosos

1
134

“Os homens querem-se porcos, feios e a cheirar a cavalo” é um chavão que está totalmente fora de moda. O homem moderno preocupa-se cada vez mais com a sua imagem. E as mulheres gostam de homens que se cuidam e que cheiram bem.

É assim desde os finais dos anos 90. E foi assim que nasceu o homem metrosexual.

O termo metrosexual resultou da junção das palavras metropolitano e heterossexual, sendo uma gíria para um homem heterossexual urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios e roupas de marca.
Foi usado pela primeira vez em 1994 pelo jornalista britânico Mark Simpson e foi aproveitado pelas revistas masculinas britânicas e norte-americanas para fazerem desta definição o seu público-alvo. Depois da sua utilização ter decrescido nos EUA, o termo foi reintroduzido em 2000 a par da divulgação da cultura gay (e com a qual este termo era frequentemente confundido). Mas só em 2002 é que o termo se vulgarizou.

Tudo começou com um novo artigo de Mark Simpson, onde afirmava que um exemplo conhecido de alguém que se encaixava no perfil do metrosexual era David Beckham, que gosta de passar o dia a fazer compras, arranjar as unhas, ir ao cabeleireiro ou cuidar do corpo.
Um comportamento que nos dias de hoje é comum num cada vez maior número de homens. O homem moderno é asseado, gosta de cuidar do corpo, usa as roupas da moda e não dispensa um bom creme e um bom perfume.

Prova disso é o crescimento do comércio de beleza e estética direccionada para o consumidor masculino. Há uma infinidade de produtos e tratamentos, clínicas e academias especializadas em beleza e estética masculina.

A sociedade actual também exige que assim seja, principalmente as mulheres. Já lá vai o tempo em que a aparência rude e pouco cuidada de um homem eram factores de atracção para a mulher. Os padrões de beleza são totalmente diferentes dos tempos dos nossos pais.

Hoje o homem não quer estar fora de moda, tem de ter barriga e pernas firmes e braços bem definidos. Homens peludos também estão “out”. Homem tipo Tony Ramos? Nem pensar!

Segredos e truques para uma boa aparência

Começamos pelos cabelos. Para esconder os indesejáveis cabelos brancos com efeito de envelhecimento, pode usar um tonalizante. Além do aspecto natural, não danificam os fios brancos e hidratam. Se gosta do efeito grisalho, deve também ter alguns cuidados, os quais vamos falar a seguir. No que se refere ao corte de cabelo, deve dar preferência a cortes desfiados, com o comprimento entre três a quatro centímetros em média. É o corte perfeito para qualquer situação, desde um jantar de negócios até uma festa mais informal.

Para manter a boa saúde dos cabelos, deve hidratá-los com uma máscara que ajudará a repor os nutrientes, deixando-os macios e brilhantes.

Deve também usar champôs e condicionadores especiais adequados ao tipo de cabelo.
Passamos agora ao rosto. Para evitar sobrancelhas farfalhudas, deve retirar os fios em excesso. O objectivo é tirar apenas os pêlos que estão a mais e não desenhá-las, para não dar um aspecto efemininado. Sobrancelhas aparadas melhoram o visual, dão um aspecto de limpeza e leveza ao olhar e a todo o rosto masculino.
Para o rosto, é fundamental a limpeza facial, especialmente as peles que apresentam acne e cravos. Para este tipo de pele o ideal é que seja feita uma limpeza por mês. No dia-a-dia, lave o rosto com um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele. E passe um bom creme hidratante. Nos lábios, é indispensável o uso de um baton protector para evitar que sequem.

Não se esqueça também de aparar os pêlos do nariz. Pode ser com a pinça ou com um aparelho apropriado para o efeito.

Um sorriso branco e saudável também é muito importante. Visite o dentista com regularidade, e se tiver os dentes escuros, peça para os branquear. Mantenha o hálito fresco com as escovagens depois das refeições, e a limpeza com fio dental e elixir.

A depilação é também aconselhada para os homens com excesso de pêlo no corpo. Nas costas e peito podem experimentar a depilação com cera. Dói um pouco, mas ficará com um aspecto mais limpo.

Para evitar embaraços, use sempre um bom desodorizante anti-transpiração.
Tratar dos pés e das unhas também já não é só coisa de mulher! Deve manter os pés bem limpos e bem hidratados. As unhas dos pés também. Se não quiser procurar a ajuda de um profissional, corte as unhas em casa e lixe-as com uma lima, se for preciso. As mãos também devem ser bem tratadas, com creme-protector, e as unhas devem ser limpas, cortadas e limadas. Para as fortalecer, pode aplicar um verniz transparente.

No corpo, deve usar um sabonete com propriedades hidratantes e fazer um “scrub” com os produtos mais adequados à sua pele, pelos menos uma vez por semana. No final do banho, use sempre um creme corporal hidratante.

De resto, no kit de beleza masculino nunca deve faltar o protector solar, gel, ceras e pomadas para os cabelos, cremes para o rosto e corpo, e um bom perfume.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.