Pedro da Clara quer medalhas no Europeu

0
120

Pedro da Clara está em contagem decrescente para o Campeonato da Europa de Boccia. Começa já na quinta-feira, dia 25 de Junho, prolongando-se até 3 de Julho.

Este ano, a prova vai decorrer na Póvoa de Varzim, com a organização a cargo da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) do Norte, a convite da Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, através do Comité Internacional de Boccia.

O jovem atleta maiato do desporto adaptado do FC Porto vai ser um dos cerca de 120 atletas em prova, de diversos países europeus. E integra a lista de 11 convocados pela seleccionadora Helena Bastos para representar Portugal no europeu da modalidade.

Apesar de ser a concretização de um sonho, esta não é a primeira vez que Pedro da Clara é convocado para representar a selecção nacional de boccia. Já fez parte da convocatória em 2006, para competir no Brasil, mas na altura a equipa médica não permitiu que competisse, recorda o atleta. Por isso esta chamada tem um sabor ainda mais especial.

Para além dos habituais treinos no FC Porto, o maiato tem integrado os “mais frequentes e intensivos” estágios da selecção nacional. E há ainda mais um, terça e quarta-feira, já na Póvoa de Varzim. Tudo para “aparecer em forma num campeonato que se adivinha muito competitivo, com atletas do melhor nível”.

Apesar de admitir que é “um dos atletas menos experientes em provas nternacionais”, Pedro da Clara não esconde o desejo de chegar às medalhas neste Campeonato da Europa de Boccia. Seja na prova individual, seja em pares, competindo com Fernando Pereira (APPC do Porto) e José Costa (Póvoa de Varzim).

[audio:BOCCIA.mp3]

Apesar do campeonato arrancar no dia 25 de Junho, a competição só começa no fim-de-semana de 27 e 28, com as provas de pares. A nível individual, o Europeu será disputado a partir de segunda-feira, 29 de Junho.

Lista de convocados

Classe BC1: João Paulo Fernandes (APPC Porto); António Marques (APPC Coimbra)

Classe BC2: Fernando Ferreira (APPC Viseu); Cristina Gonçalves e Pedro Silva (APPC Lisboa)

Classe BC3: Luís Silva (Boavista); Mário Peixoto e António Macedo (SC Braga)

Classe BC4: Pedro da Clara (FC Porto); Fernando Pereira (APPC Porto); José Costa (Póvoa de Varzim)