“O verdadeiro chocolate” vem de Barcelos

0
842

A Páscoa é um dos pontos altos da produção e da facturação da Avianense, a mais antiga fábrica de chocolates do país. Para já, com grande variedade de ovos. No futuro, a incluir no catálogo amêndoas só de chocolate. Não um qualquer, mas “o verdadeiro chocolate”.

Sendo os ovos de chocolate um dos atractivos desta época festiva, a Avianense tem-nos de vários tamanhos – sejam abertos ou fechados – e com as mais diversas embalagens. Juntam-se os ramalhetes de chocolate, sendo aposta da administração introduzir novidades. Uma delas passou pela oferta para as crianças, com a particularidade de estar à vista e não no interior. E apesar de “estar em crise”, o gerente, Luciano Costa, considera que se mantém a tradição de oferta do ovo de chocolate. Para crianças e até para adultos, para os quais têm dois modelos com laço: um dourado e um prateado.

A Avianense aparece nas prateleiras dos espaços comerciais ao lado de muitas outras marcas. Daí a importância da imagem. Aos habituais ovos embalados apenas com laços, juntam-se ovos em plástico recheados de pequenos ovos ou bombons imperadores, outras vezes coelhos de Páscoa também recheados. Somam-se as caixas de ovos – semelhantes às dos ovos verdadeiros – e as caixas fantasia.

Independentemente da embalagem, isto é, da imagem, a qualidade do chocolate está sempre presente. Até porque, mesmo que o ovo seja para uma criança, a tendência dos pais é para provarem o que os seus filhos vão ingerir. E assim ficam “com a sensibilidade de que comem um chocolate bom”, assegura Luciano Costa, admitindo que em compras seguintes “vão comprar novamente Avianense”. Prova disso, salienta, “é que temos aumentado sempre as vendas de Páscoa”. Falta saber como vai correr 2011, já que “é nas duas últimas semanas antes da Páscoa que se vende o produto”.

Fundada em 1914, dedicada ao fabrico de tabletes, ovos e fantasias de Natal, a empresa de Barcelos enfrentou dificuldades financeiras, acabando por falir em 2004. Em Junho de 2005, a Sociedade Luciano Costa, Lda. assumiu o comando e quer fazer crescer ainda mais a Avianense. Dentro de um ano, já deverá estar a funcionar em novas instalações, com mais de dois mil metros quadrados, admitindo-se até um aumento dos postos de trabalho, a somar aos actuais dez colaboradores.

É esta a equipa que tem garantido o aumento da produção, na ordem dos 30 por cento, não só para o mercado nacional como para destinos como Angola, Espanha, Estados Unidos da América ou a Córsega. Mas ainda “quero aumentar mais”, sendo exemplo o previsto incremento das vendas para hotéis, já no próximo Verão.

Próximos dias de Páscoa

Ao contrário do Natal, não há uma data fixa para a Páscoa. Sabe-se apenas que é ao domingo. Mas que domingo? Sempre no primeiro após a primeira Lua Cheia da Primavera. Feitas as contas, eis algumas datas…

2012 – 8 de Abril

2013 – 31 de Março

2014 – 20 de Abril

2015 – 5 de Abril

2016 – 27 de Março

Marta Costa