13 instituições e duas respostas sociais abraçam mais um Programa de Saúde Sénior 60+

0
409
- Publicidade -

Realizou-se esta manhã, dia 18, a cerimónia pública de assinatura dos protocolos de cooperação institucional do Programa Saúde Sénior 60+, nos Paços do Concelho da Maia.

O programa Municipal de Saúde Sénior 60+ vai para a sua 5ª edição consecutiva, revelando-se, cada vez com mais adesão da população sénior, uma iniciativa sempre muito aguardada e participada.

De entre os seus objetivos essenciais, destaca-se a promoção da saúde física, mental e bem-estar social, enquanto bens imprescindíveis a uma vida completa, saudável, ativa, socialmente integrada e feliz. Trata-se de um dos instrumentos que a autarquia dispõe para facilitar o envelhecimento ativo da população, tendo em conta que a Maia é um concelho amigo do idoso.

O presidente da Câmara, António Silva Tiago, afirmou que, como responsável autárquico, entende ser “uma obrigação social e um valor civilizacional, integrar o contributo dos mais velhos na construção de uma sociedade mais feliz”.

A Câmara Municipal convida instituições e respostas sociais, onde são implementadas diversas ações. Este ano participam 13 IPSS: Centro Social e Paroquial de Águas Santas; Junta de Freguesia de S. Pedro Fins (Centro de Dia); Santa Casa da Misericórdia da Maia (6 respostas sociais: Lar Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, Casa de Milheirós, Centro Comunitário de Vila Nova da Telha, Centro de Dia de Avioso, Centro de Dia de Crestins, Centro de Dia de Silva Escura); Lar de Santo António – Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo; O Amanhã da Criança – Associação de Solidariedade Social; ASMAN; Centro Social e Paroquial da Maia – Lar de Nazaré; Centro de Convívio de Vilar de Luz.
E é de sublinhar que as novas Respostas Sociais (RS) convidadas, e seguindo um padrão de crescimento sustentado de duas RS por ano, são: Centro de dia de Silva Escura e Centro de Convívio de Vilar de Luz.

No âmbito deste programa, a oferta da autarquia à sua população sénior, inclui atividades nos seguintes domínios: Música 60+; Exposição de fotografia 60+; Desafio Pedómetro 60+; Simulacro de evacuação 60+; Workshop de culinária FCNAUP 60+; Concurso Master chef 60+; Treino cognitivo 60+; Terapia com animais 60+; Terapia com cavalos; Terapia com cães; Artes plásticas 60+; Pintura em tela 60+; Arte com pasta de papel 60+; Promoção da escovagem dos dentes_ Sorrisos saudáveis 60+; Prevenção Rodoviária – Sénior Seguro 60+; Primeiros Socorros e Risco de queda 60+; City tour 60+; Encontro Intergeracional 60+; À mesa dos 6 aos 60+; Ativos dos 6 aos 60+; Brincar dos 6 aos 60+; Gestão medicamentosa.

E par que haja dimensão rigorosa e científica na aplicação do projeto, a autarquia rodeou-se de parceiros nesta cooperação social: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Escola Superior de Saúde de Santa Maria; Instituto Universitário da Maia; Universidade Fernando Pessoa.

- Publicidade -