A Maia já tem sete salas de aula do futuro no âmbito do projeto SUPERTABi

0
437
- Publicidade -

O Projeto SUPERTABi Maia lançou as salas de aula do futuro, como forma de operacionalizar o projeto. A sessão decorreu na segunda-feira, dia 29, no Centro Escolar da Maia. Na ocasião, foram distribuídos tablets pelos alunos, pelo presidente e vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia.
O projeto é implementado nas seguintes escolas: Centro Escolar Folgosa (Agrupamento Levante), Escola EB1/JI do Castelo da Maia, Escola EB1/JI de Enxurreiras (Pedrouços), Escola EB1/JI de Gueifães (Maia), Escola EB1/JI de Prozela (Agrupamento Vieira de Carvalho), CE Corim (Águas Santas), CE Maia (Agrupamento Gonçalo Mendes da Maia).

Deu-se assim mais um passo rumo ao futuro, considerou o presidente da Câmara da Maia, que tem promovido como prioritário o desígnio da Educação na autarquia. A Maia promove “uma educação de futuro, de qualidade crescente, motivadora para a classe docente, segura para pais e encarregados de educação e proveitosa e feliz para alunas e alunos que estão nos bancos da escola em toda a comunidade educativa”, referiu António Silva Tiago.

O presidente e a vereadora da Educação estiveram presentes no Centro Escolar da Maia para assinalar de forma simbólica o arranque da implementação do projeto, que coloca as salas de aula das escolas da Maia numa trajetória de futuro.

No formato de projeto piloto, o SUPERTABi Maia, que tem sido também a designação do encontro nacional que coloca o tema no centro da reflexão pedagógica e científica, arrancou este ano letivo numa turma de 3º ano por agrupamento de escolas, num total de 7 turmas e aproximadamente 175 crianças.

A Câmara Municipal da Maia cedeu pelo período do ano letivo, um tablet a cada aluno, para enriquecer as ferramentas a utilizar em sala de aula, fomentando desta forma, os ambientes educativos inovadores, normalmente apelidados de salas do futuro, em que se pretendem transformar as formais salas de aula.

O SUPERTABi Maia faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito da ação PARTICIPAR+ do projeto INEDIT.Maia – Inclusão pela Educação Investimos em Ti, um projeto desenvolvido no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, co-financiado pelo Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020.

“Tal como acontece em diversas áreas relacionadas com a educação, a Maia segue destacada no pelotão da frente, concretizando uma visão estratégica do atual executivo municipal para o setor, que a coloca ao melhor nível europeu em matéria de boas práticas no que alude à educação”.

Laboratório Aberto de Biologia e Saúde

Um dos exemplos de inovação foi a recente abertura do Laboratório Aberto de Biologia e Saúde – LABS MAIA -, que é uma realidade que resulta da partilha colaborativa da vontade de 3 entidades: a Câmara Municipal da Maia, o IPATIMUP e a BIAL.

 
A expetativa do presidente da autarquia, António Silva Tiago, é que “o LABS MAIA, pela experiência que vai proporcionar às crianças e jovens, se revelará um poderoso catalisador de conhecimentos, que ao serem adquiridos num contexto tão estimulante como o laboratório, irão sedimentar e repercutir-se em hábitos de vida saudáveis”.
O LABS MAIA terá as suas portas abertas a todas as escolas do concelho, contando em permanência com um serviço de um mini-bus.

- Publicidade -