A Maia volta, no domingo, ao fim do século XIX

0
342

A Feira das Cebolas e Cerâmica volta a ser recriada. Esta tradição secular é um evento que vai oferecer uma viagem no tempo a quem o visita, ao mesmo tempo que dá a conhecer as tradições e costumes dos finais do século XIX e início do século XX aos maiatos.

Feira das Cebolas

Vestidos a rigor os feirantes vão poder vender e expor produtos agrícolas secos, como as cebolas, os alhos, as abóboras e inúmeras variantes de grãos.

Os visitantes podem ainda visitar uma exposição de cerâmica em terracota com ou sem decoração, no edifício da antiga Câmara da Maia, que actualmente é o local onde está o Museu de História e Etnologia da terra da Maia, no Castelo da Maia.

Esta iniciativa serve para o Museu, através de momentos de romaria e convívio, salvaguardar o património material e imaterial da Maia, com a intenção de perpetuar as memórias do passado e dar a conhecer melhor a história do município.

Com entrada gratuita, a Feira das Cebolas e Cerâmica, decorre entre as 9h00 e as 19h00, com a parte da feira a realizar-se no local de origem no Monte de Santo Ovídio e a exposição de peças em cerâmica patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.