“A minha lancheira” é o nome do projecto de saúde escolar desenvolvido pela Câmara Municipal da Maia em parceria com a LIPOR. Aborda as temáticas da educação alimentar e ambiental. O pontapé de saída do projecto foi na passada quarta-feira, na EB1 dos Moutidos, em Águas Santas.
A iniciativa tem como objectivos promover junto das crianças maiatas e das suas famílias escolhas alimentares saudáveis para os lanches escolares, bem como a adopção de boas práticas ambientais no âmbito da prevenção e separação dos resíduos habitualmente produzidos com esta refeição.
Além da lancheira fornecida aos mais pequenos, é proposto aos pais a assinatura de um termo de responsabilidade para um compromisso saudável na alimentação das crianças.
A iniciativa é destinada às turmas do primeiro ano do primeiro ciclo do ensino básico das escolas públicas do concelho. Além de pequenos recipientes reutilizáveis para comida e bebida, a lancheira distribuída é também ecológica. É uma maneira de evitar a utilização de “recipientes que vão ser lixo e assim diminuir a quantidade de resíduos produzidos”, avança o vereador da Educação da Câmara da Maia, Nogueira dos Santos. Com este projecto, em primeiro lugar está a qualidade de vida, tanto na componente da prevenção de resíduos como “nos ensinamentos para uma melhor alimentação”, considera Nogueira dos Santos.
Pedro Póvoas
Veja aqui a reportagem vídeo da primeira entrega.