A Páscoa no Porto

0
201


A Páscoa, para além de ser a festa mais importante do ano para os Cristãos, é também um período de férias e os mais pequenos não podem ser esquecidos. Este fim-de-semana, várias iniciativas alusivas aos costumes e à tradição do período pascal vão estar presentes no Porto. Eis algumas.

Oficinas de Páscoa

A Câmara Municipal do Porto, com o Projecto “Páscoa no Porto ‘2010”, tem a decorrer várias oficinas direccionadas para um público infanto-juvenil.
As “Oficinas de Páscoa” são compostas por diversas actividades e ateliers em vários espaços municipais da cultura e vão ilustrar esta quadra aos mais pequenos, numa organização do Pelouro do Conhecimento e da Coesão Social.
“Tirar Ovos da Cartola”, uma oficina de culinária e construção de um livro de receitas relacionadas com a Páscoa, destinada a crianças do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e ATLs. Esta oficina é gratuita, decorre de 30 de Março a 9 de Abril, decorre das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 no Museu do Vinho do Porto.
“Vem Viver os Jardins da Quinta da Macieirinha” é uma mala de actividades gratuita, que propõe jogos, desafios, histórias e materiais que ajudam a explorar o jardim envolvente do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, de 27 de Março a 11 de Abril.
“O Mistério dos Ovos Perdidos…Vem Descobri-Los!” é uma oficina de Páscoa, de 30 de Março a 9 de Abril, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, com participação gratuita. Esta actividade destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, consiste na descoberta dos pássaros, representados nas peças das colecções da Casa Museu Guerra Junqueiro, e na procura dos seus ovos no jardim.
“Cem Ovos” é uma exposição na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, disponível a partir de hoje, 1 de Abril, das10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Esta exposição destina-se ao público em geral e tem entrada gratuita.

“Férias da Páscoa” em Serralves

O Museu, a Casa e o Parque de Serralves acolhem também um programa de oficinas “Férias da Páscoa”, destinada a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos.
Este programa decorrerá de 29 de Março a 1 de Abril e de 5 a 9 de Abril, e é constituído por dez oficinas, entre elas a oficina de Pintura, Escultura, Culinária, Expressão Corporal, Ciência, e abrange áreas diversas com arte e natureza.
O objectivo principal é permitir a ocupação do período de férias escolares de uma forma divertida e igualmente pedagógica num conjunto de actividades que potenciam aprendizagens, desenvolvem a criatividade, a capacidade de expressão e a experiência de trabalho em grupo.

“Caça aos Ovos de Páscoa” no Jardim Botânico
No início do século XX, as crianças da família Andresen tinham por hábito, nesta época, percorrer os jardins da Quinta do Campo Alegre, actual Jardim Botânico da Universidade do Porto, à procura de ovos de Páscoa escondidos entre os arbustos.
A Universidade do Porto promove actividades para famílias e grupos escolares acompanhados por professores, como forma de recuperar essa tradição e assinalar a chegada da Páscoa.
As manhãs, entre as 10h00 e o meio-dia, serão dedicadas à pintura de ovos
com tintas de origem vegetal, criadas com o apoio de monitoras do Jardim Botânico. Durante a parte da tarde, entre as 15h00 e as 17h00, decorrerá uma “Caça aos Ovos” que estarão escondidos em os espaços do Jardim Botânico.
Esta actividade decorre nos dias 31 de Março, 1 e 3 de Abril e traduz-se uma boa oportunidade para conhecer um dos mais emblemáticos espaços verdes da cidade do Porto de forma divertida. O preço de participação varia entre os 3 e os 5 euros. No dia 3 de Abril, os participantes poderão ainda almoçar na Faculdade de Letras se assim o desejarem, atendendo a que o preço sobe para os 7,50 euros.

Na Maia

Já o centro comercial VIVACI Maia propõe um desafio para os mais pequenos conhecerem os segredos do chocolate e confeccionar o tradicional ovo de Páscoa. Esta iniciativa decorre a partir de hoje até 6 de Abril. Dentro de uma oficina recriada para o efeito, as crianças são convidadas a entrar no mundo encantado do chocolate e a explorar os segredos deste irresistível produto.
No âmbito das “Oficinas de Páscoa” existem várias actividades que visa ser um oportunidade de descoberta desta quadra para os mais novos, através de diversas actividades e ateliers em vários dos espaços municipais da cultura.
Destinado ao público em geral, amanhã decorre a exposição “Cem Ovos” na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, no Porto, das 10h00 às 12h00, e das 14h00 às 17h00.
Numa iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer e do projecto “Porto Bairro a Bairro” da Domus Social, este programa arrancou no dia 30 de Março e prossegue até 11 de Abril.