ADC de Teibas festeja aniversário e construção de polidesportivo

0
172

A Associação Desportiva e Cultural de Teibas, de Pedrouços, assinalou no passado sábado o seu 19º aniversário. A cerimónia decorreu no auditório do Centro Social de Teibas e contou com a presença de vários sócios e amigos da colectividade, assim como do presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, do vereador da Educação e Desporto, Nogueira dos Santos, e do presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, Abílio de Sousa.

Para além da comemoração do nascimento da colectividade, havia também outros bons motivos para festejar. É que depois de vários anos de espera, a associação vai passar a contar, em breve, com um polidesportivo de rua. Uma obra da Câmara Municipal da Maia e que deverá ficar concluída no decorrer deste mês. Por várias vezes, Paulo Rocha, presidente da colectividade tinha apelado à autarquia para que a obra fosse realizada, de forma a evitar que as crianças do empreendimento de habitação social jogassem à bola na rua. Uma situação que provocava alguns incómodos e acidentes, como vidros partidos.

O presidente da direcção da ADC de Teibas lembrou ainda o apoio que a associação tem recebido da autarquia, dando como exemplo a cedência de instalações no Centro Social de Teibas, a comparticipação em 50 por cento de uma viatura de transporte, e, mais recentemente, a construção do polidesportivo. E recordou também os feitos desportivos da colectividade, na modalidade de futsal, e a criação das secções de pesca e de ciclismo. “O nosso agradecimento à Câmara da Maia, porque sem ela não é possível o desenvolvimento do desporto e da juventude”, concluiu Paulo Rocha, que agradeceu ainda a colaboração de todos os dirigentes e sócios da colectividade.

“Os maiatos são uns felizardos”. Foi assim que o vereador do desporto, Nogueira dos Santos, começou o seu discurso. O autarca referia-se à política que o município tem desenvolvido na área desportiva. Deu como exemplo a prática desportiva nas escolas, os vários equipamentos desportivos que permitem a jovens e idosos o acesso a várias modalidades, e ainda o apoio às várias colectividades desportivas do concelho. E elogiou ainda o trabalho dos dirigentes das colectividades no desenvolvimento da prática desportiva juntos dos mais novos.

Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, começou por falar do polidesportivo que está a ser construído junto ao centro social, que será gerido pelo clube e que terá, por fim, “servir” a comunidade local. Em princípio deverá ser inaugurado em finais de Abril.

O autarca falou ainda das várias obras em curso no concelho, só na área do desporto. Nomeadamente, o polidesportivo coberto que deverá ficar concluído dentro de “três meses”, junto à Escola EB 2, 3 de Pedrouços, que ficará dotado de balneários.

Ainda na freguesia de Pedrouços, o autarca voltou a afirmar o desejo de construir um “arruamento” que permita a ligação do lugar de Teibas à Rua das Cavadas. Para que a obra seja uma realidade e, conforme explicou, será necessário realojar uma família que se encontra a viver numa casa onde deverá ser construído o arruamento.

Bragança Fernandes deu ainda a conhecer a sua intenção de criar um parque de lazer, junto ao empreendimento, denominado “Parque dos Amores”. “É um terreno que veio à nossa posse, junto à auto-estrada, em que nós vamos ajardinar e construir lá também um pequeno recinto desportivo relvado, com balizas, para as crianças puderem praticar desporto”, explicou.

“Estamos, de facto, a mudar Pedrouços”, sublinhou o autarca, contrariando, desta forma, “aqueles que têm a ideia que não se fez nada na freguesia”.

Fernanda Alves