Aeroporto Francisco Sá Carneiro é o terceiro melhor da Europa

0
154

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, vai ser novamente distinguido como um dos melhores da Europa, pelo terceiro ano consecutivo. Desta vez, ocupa a terceira posição na categoria de “Melhor Aeroporto Europeu”. Depois de ter sido considerado, em 2007, o “Melhor Aeroporto Europeu”, o aeroporto gerido pela ANA, foi considerado, em 2008, o terceiro melhor da Europa. Já em 2006 tinha conquistado este prémio, além do terceiro lugar na categoria de “Melhor Aeroporto Mundial” para aeroportos com menos de cinco milhões de passageiros.

Será, assim, um dos aeroportos a ser distinguido com o prémio Airport Service Quality, atribuído pela ACI – Airports Council International, a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos. Representa 440 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais de 90 por cento do tráfego aéreo do continente e pela movimentação de cerca de 1,5 mil milhões de passageiros anualmente. O galardão distingue os aeroportos que obtiveram os melhores índices de satisfação junto dos passageiros, ao longo do ano. No total, foram inquiridos mais de 200 mil passageiros, em mais de 120 aeroportos de todo o mundo. Nestes inquéritos são analisados, todos os anos, 34 serviços distintos, disponíveis nos aeroportos. Desde a zona de Chek-In até à porta de embarque.

A entrega dos prémios vai decorrer, terça-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, a primeira cidade a receber a cerimónia da ACI Europe. Para além do director-geral da ACI, Oliver Jankovec, é esperada a presença de 450 delegados de diversos aeroportos, representando um total de 40 países.

FA