Aeroporto Francisco Sá Carneiro com melhor resultado de sempre em Setembro

0
160


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, na Maia, registou o melhor resultado de sempre do mês de Setembro, batendo assim um novo recorde, e conseguindo um crescimento de 10,6 por cento no tráfego de passageiros e de 16,9 por cento no número de movimentos de aeronaves.

De acordo com o resumo de Tráfego e Boletim Estatístico ANA, no total, o aeroporto portuense processou um total de 563.814 passageiros, a maior parte dos quais foram transportados pela companhia aérea de baixo custo Ryanair, que transportou 208.266 passageiros, obtendo um crescimento de 35,9 por cento. A TAP foi a segunda companhia com maior número de passageiros processados em Pedras Rubras, com um total de 161.131 passageiros, número que indica um decréscimo de 0,8 por cento.

Quanto aos movimentos, num total de 5.237, a TAP e a Ryanair invertem as posições, já que a companhia de bandeira nacional foi responsável por 2.081 movimentos, mais 0,6 por cento que em igual mês do ano passado, enquanto a Ryanair realizou 1.340 movimentos, subida de 37,6 por cento.

O mês de Setembro trouxe também um crescimento de 53,6 por cento ao mercado africano. Segue-se o mercado holandês, com uma subida de 42,3 por cento, o italiano, com mais 41,2 por cento, e o alemão, registou uma subida de 20 por cento.

O mesmo resumo da ANA mostra que, no acumulado do ano, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro mantém a tendência dos últimos quatro meses, encerrando o terceiro trimestre do ano com um crescimento de 17,4 por cento em termos de passageiros processados. A subida mais notória pertence também à Ryanair, que teve um crescimento de 44,9 por cento nos nove primeiros meses do ano.