Alerta: Ponte do Pisão em Ardegães ruiu

0
946
Ponte do Pisão_foto cedida por João Pereira
- Publicidade -

A ponte secular do Pisão, localizada na Rua do Pisão, no lugar de Ardegães, em Águas Santas, ruiu ontem e a Proteção Civil está no local esta manhã a reforçar a sinalização e a proceder à interdição total da infraestrutura.

Uma grande parte do tabuleiro ruiu, dando o golpe fatal a uma ponte histórica, toda feita em pedra, que há cerca de dois anos se encontrava já vedada ao trânsito, com uma barra metálica. No entanto, havia ainda quem circulasse a pé ou de motociclo pela estrutura, o que deixa de poder acontecer, dada a degradação que apresenta perigo para peões e viaturas.

O presidente da Junta de Águas Santas, Miguel Santos, referiu ao Maia Primeira Mão esta manhã, que a ponte encontrava-se em risco de derrocada há cerca de dois anos, que a Proteção Civil da Maia já havia vedado aquela área a viaturas, mas que era habitual a passagem de pessoas a pé na freguesia.

Miguel Santos soube do incidente ontem à noite e tem conhecimento que a Proteção Civil está a proceder a todo o trabalho de alertar no local para o perigo de aceder à ponte e que esta irá ficar totalmente vedada.

Existe apenas uma habitação junto à ponte, refere Miguel Santos, não havendo outros moradores próximos.

No que respeita a um projeto de intervenção para a reabilitação da Ponte do Pisão, Miguel Santos conhece a intenção da Câmara Municipal da Maia de realizar uma intervenção, tendo o presidente Silva Tiago assegurado em tempos ao autarca de Águas Santas que “estava a ser feito um estudo para a requalificação desta ponte, mas não tenho conhecimento ainda de um projeto oficial”, garantiu Miguel Santos.

- Publicidade -