Alerta vermelho no Norte

0
161

Pelo menos dez distritos de Portugal Continental estão em alerta vermelho, até à meia-noite de amanhã. O alerta do Instituto de Meteorologia (IM) aplica-se aos distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.

Um comunicado do IM sobre o agravamento do estado do tempo para o Continente, já a partir da próxima madrugada. A situação deve-se “à aproximação de uma depressão que se encontra centrada a Oeste da ilha da Madeira com uma trajectória para nordeste”.

Para o distrito do Porto, o IM prevê vento forte, que pode atingir rajadas de 150 quilómetros / hora, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. Há também previsões de períodos de chuva, temporariamente forte, mas passando a aguaceiros e forte agitação marítima. No litoral, a ondulação poderá atingir os sete metros.

Este alerta vermelho é o mais grave de uma escala de cinco avisos meteorológicos, aplicável a situações meteorológicas de risco extremo. Por isso, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para a possibilidade de cheias e cortes de estradas devido a inundações, mas também para o risco de danos em estruturas, quedas de árvores e deslizamentos de terras.