Aluna da Secundária da Maia vence concurso nacional

0
126

A jovem maiata Ana Lídia Rouxinol Sampaio Dias venceu o concurso nacional “A República – o meu discurso em 2010”. O resultado foi conhecido no dia em que a República Portuguesa assinalou o seu centenário.

O concurso, promovido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário, teve como destinatários os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o objectivo de estimular o interesse pela participação cívica na vida pública, em particular na acção política, através da elaboração de um discurso evocativo da República e dos seus valores.

A jovem, aluna do 12º ano da Escola secundária da Maia, recebeu telefonemas e mensagens de felicitações de de várias personalidades locais e nacionais.

“Estou preocupada com o futuro do meu país e acho cada vez mais que a herança que nos estão a preparar não nos pode deixar muito descansados, bem pelo contrário, afirmou Ana Lídia Dias.

Quando questionada sobre se já pensou em aderir a algum partido ou fazer política, a jovem maiata afirmou que, antes de mais, pretende concluir o meu curso e estabilizar na carreira profissional que pensa abraçar. Depois, “logo se vê”. “Mas sim, já começo a dar voltas à cabeça e a pensar muito seriamente em que partido vou votar quando completar dezoito anos. Tenho já algumas convicções definidas, mas confesso que a falta de ética, as manobras de bastidores e a ‘pimbalhada’ política, é coisa que me tem enjoado”.

O discurso que, ainda não pode ser revelado, será proferido, pela autora, no dia 1 de Dezembro, dia da restauração da independência de Portugal e dia da Bandeira Nacional, na cerimónia oficial das comemorações, com a presença das mais altas individualidades do Estado.