Alunos da EB 2,3 da Maia dançaram em homenagem à leitura (vídeo)

0
365

Mais de uma centena de alunos da Escola EB 2,3 da Maia reuniram-se no exterior do pavilhão 6, na tarde de terça-feira, para um ‘flash mob’ leitura. Uma iniciativa inserida na Semana da Leitura, uma organização conjunta da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.

De livro na mão, os alunos levantaram os braços e dançaram ao som do “I Gotta a Feelin’”, dos Black Eyed Peas. Um improviso, que pretendia ser uma homenagem ao livro e à leitura. Os alunos só foram avisados da actividade surpresa algumas horas antes. “Foi um aviso de última hora. Foram convidados a participarem numa coreografia, e só tinham de sair da sala acompanhados pelos professores e por um livro. É uma homenagem à leitura e ao livro, de uma forma animada, dançando, ouvindo uma música de um grupo que eles gostam”, explicou a docente. A acção contou com a colaboração do grupo de dança Bfree, composto por alunas da escola EB 2, 3 e secundária da Maia.

Desde o início do mês que o estabelecimento de ensino tem vindo a realizar várias acções relacionadas com a leitura e a literatura e seus diferentes estilos. O ponto alto das actividades tiveram lugar na passada semana, envolvendo, para além dos alunos, os professores de Língua Portuguesa, docentes de outras disciplinas, funcionários, e encarregados de educação que foram convidados a dedicarem um momento à leitura com os seus educandos. Foram ainda exibidos vídeos sobre a leitura e o filme “Crespúsculo”.

A PRIMEIRA MÃO, a professora bibliotecária Maria José Brandão destaca a grande adesão e envolvimento dos alunos em todas as acções. E denota que lêem mais. Aliás, é esse o objectivo da iniciativa. “Gostam muito da biblioteca, frequentam-na, são utilizadores assíduos. Com estas actividades, estamos convencidos que vamos despoletar esse gosto a aqueles que ainda não acordaram para a importância da leitura. É essa a nossa função”, concluiu.

A programação dedicada à leitura encerra esta sexta-feira, com a divulgação dos resultados do concurso “Concorre, ganha e lê”, que decorreu nos dias 22 e 23 de Março. Como não poderia deixar de ser, será oferecido um livro aos vencedores, por ano lectivo.

FA