Alunos da Europa visitam a Maia

0
107

Vieram de todos os pontos da Europa para a Maia e foram recebidos pelo presidente da autarquia, Bragança Fernandes. Alunos e professores, integrados no programa Comenius, foram ainda recebidos na biblioteca municipal Dr. José Vieira de Carvalho.

A responsável pelo projecto Comenius no agrupamento de escolas do Castelo da Maia, Rosalina Moura, adianta que "esta recepção tem como objectivo dar visibilidade àquilo que o agrupamento do Castelo da Maia está a fazer e é importante que as actividades feitas ao nível da escola tenham reconhecimento necessário, é um estímulo para os professores e para os alunos".

O Comenius assenta em grande parte na partilha de experiências entre alunos e professores de vários pontos da Europa. Transmitir de saberes que Rosalina Moura considera que o objectivo é "a partilha de conhecimentos e de soluções". Acrescenta ainda a responsável que "as experiências de uns podem ser importantes para que outras escolas as adoptem".

O projecto Comenius é uma iniciativa a nível europeu de promoção da cidadania responsável. Com atenção a esse facto, Rosalina Moura lembrou que a Câmara Municipal "é muito receptiva a estes factores e a promover iniciativas que visem a protecção do ambiente". "Achamos que tínhamos de vir aqui mostrar o que fazemos", acrescenta a professora e responsável pelo projecto Comenius em terras da Maia.

O Comenius é um subprograma do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida. Tem como objectivo melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o pré-escolar até ao secundário. Além disso, o programa pretende também incentivar e melhorar a mobilidade de alunos no espaço europeu, com o objectivo de incentivar a aprendizagem de línguas estrangeiras.