Alunos da Secundária da Maia e do INED vão à Assembleia da República

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A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto acolheu, no passado dia 22 de Março, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens. Trata-se de uma iniciativa institucional promovida pela Assembleia da República, e que é desenvolvida ao longo do ano lectivo com os estabelecimentos de ensino de todo o país.
Nesta sessão foram debatidos e votados os projectos de recomendação das escolas participantes, para proceder à redacção final do projecto do círculo eleitoral, eleger os deputados à sessão nacional e votar o tema para o ano seguinte.

Desta forma, o concelho da Maia viu eleitos quatro deputados que irão estar na Assembleia da República nos dias 30 e 31 de Maio. Dois dos eleitos, Pedro Patoilo (porta-voz) e João Assunção são estudantes da Escola Secundária da Maia; os outros dois, Bernardo Faro e Oleh Yermak são alunos do INED – Maia.
Aos quatros jovens alunos da Maia juntam-se ainda Rui Pinto e Amadeu Trigueira do Externato Casa-Mãe; Catarina Crespo e Diogo Pinto da Escola Secundária Clara de Resende e Maria Pestana Ramos e Maria Teresa Folhadela do INED – Nevogilde. Como suplentes foram eleitos Pedro Mendes e Ana Bernardes da Escola Secundária de Penafiel e Ricardo Couto e Fábio Pascoal da Escola Secundária de Valbom.

Os objectivos do programa passam por educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar, bem, como promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
Os objectivos passam ainda por incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais e estimular a capacidade de expressão e argumentação.

Este ano o tema em debate foi “Que Futuro para a Educação?” e o círculo do Porto contou com a participação de 29 escolas, 87 deputados: 58 deputados efectivos e 29 suplentes.